"À luz das novas tecnologias"

Amigos....

Hoje estou num clima nostalgico, refletindo com meus botões (do teclado de meu note) a evolução tecnológica nessas últimas 2 décadas.

A influência da linguagem trazida pelos computadores, a web, instrumentos que nos possibilitam agir de uma maneira mais rápida e eficaz.

Há uns 3 meses estou fuçando sites de fabricantes de iluminação em todo o mundo (recentemente fiz um post sobre um fabricante holandesa de lustres), e me fez relembrar e voltar no tempo, nessas duas décadas que se passaram, lembro me que quando adolescente queria estudar teatro (isso passa um pouco de duas décadas... rsrsrrsrs) e a única maneira de saber sobre cursos seria pegar uma lista telefônica e ligar no local, trocar informações por cartas, e para tudo isso acontecer, dispunhasse de muito tempo.

Atualmente, graças a evolução tecnológica, nosso mundo é mais rápido, tão rápido que muitas vezes nem conseguimos acompanhar todo o desenvolvimento, digo isso mais especificamente na minha área de trabalho, onde a tecnologia nos traz a cada dia uma novidade nesse "tsunami tecnológico".

Há uns 10 anos, lembro-me de um curso em operação de Movings Lights que fiz, fazíamos o endereçamento no próprio aparelho através dos códigos binários (até hoje me perco nesse assunto... rsrsrs), já os aparelhos atuais você digita somente o número da sequência do aparelho e a própria mesa de iluminação encarregasse do restante (mas tem que conhecer como fazer isso na mesa), e outro detalhe: aprendi com um "scanner mirror"; os moving heads que encontramos no mercado atual, são praticamente netos desses aparelhos, e como essa nova geração domina a computação, os aparelhos tem que andarem juntos, caso contrário tornam-se obsoletos rapidamente.

Não tem muito tempo, fiz um curso de uma mesa de controle importada, e lá haviam vários colegas de profissão mais novos que eu, "mexiam" na mesa com uma habilidade impressionante, e com isso comecei a analisar: "Ou faço parte dessa evolução, ou posso já começar a pensar em minha aposentaria com meus 35 anos", sim, foi isso que me passou pela cabeça. Para citar algumas evoluções: mapas de iluminação, softwares em que você cria a luz em 3D sem precisar estar com a aparelhagem montada, telas das mesas com "touch screem", enfim, farei um post sobre isso futuramente.

Em minhas aulas, ensino isso aos alunos de teatro, saber o que está acontecendo no mercado, não precisa ser especialista, deixe isso para quem trabalha na área, mas no mínimo ser curioso, saber o que é uma evolução de lâmpada de LED por exemplo; claro que um iluminador , técnic ou operador precisa estar "plugado" nas novas tecnologias, precisa saber detalhadamente o que acontece, mas com toda essa informação rápida que temos hoje em dia, é muito mais fácil conseguir esse tipo de conhecimento.

Estou escrevendo esse blog há, praticamente, 18 minutos, recebi até agora 191 twitters (http://twitter.com/AleAzuos), percebam a velocidade com que nossa vida está andando, numa ferocidade incontrolável que tornou-se um mal necessário, que nossos avós com certeza jamais entederiam, eu as vezes, admito me perder.... huahuahaha


"Galera, hoje foi um post diferente do que estou acostumado a escrever, mas não é para mostrar o Ale saudosista, mas sim mostrar que precisamos usar a tecnologia a nosso favor; mostrar que, se há alguns anos atrás uma pessoa com mais idade tinha muito a ensinar, hoje em dia, os jovens e adolescentes também têm muito a ensinar, o mundo digital nos deixou mais igualitários nesse sentido de troca de experiências tecnológicas e informações entre as gerações, descubramos como usar essa grande ferramenta da tecnologia a nosso favor."


Façamos que nossa "alma" seja sempre jovem, curioso por tudo que nos envolva, fazendo o realmente gostamos, e que nos dará essa "energia" para vivermos intensamente a cada dia, e possamos assim um dia ser lembrados, por nossas ações como "seres iluminados" que passaram pela vida e deixaram suas marcas.

Vlw galera... até a próxima.....


ET: escrevo há aproximadamente 30 minutos, já tenho 248 twitters, só não sei quantos lerei??

post corrigido! 48 minutos se passaram desde o meu primeiro toque no teclado e ja tenho 327 twitters enviados nesse período...... (sábado 23/01/10 - 22h21)


;)

\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/

Postagens mais visitadas