ESTANTE DE LUZ - "A cor como informação" de Luciano Guimarães

capa do livro de Luciano Guimarães

Beleza pessoal  :D

c

Hoje volto a dar mais uma dica para nossa estante técnica, sobre o livro "A cor como informação - a construção biofísica, linguistica e cultural da simbologia das cores", escrito por Luciano Guimarães, do qual me sinto obrigado a falar um pouco de sua extensa formação:

Luciano Guimarães  é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; sua formação foi a graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado (1997). Atualmente é professor assistente doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (mestrado acadêmico) e do Curso de Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pesquisa e atua na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Visual, Produção Gráfica-editorial, Teoria da Cor e Teoria da Imagem. É autor de dois livros sobre as cores na mídia, organizador de livros sobre comunicação e imagem, além de autor de artigos e capítulos de livros sobre jornalismo visual. Atualmente é também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp.


Aos amigos que como eu, curtem estudar sobre a semiótica da cor, este é um livro muito amplo dentro do assunto, Luciano Guimarães calca seus estudos em fundamentos de filósofos, artistas, estudiosos coma preocupação da cor em sua estética visual.

Traz um rico estudo sobre a física, química e processo psicológico da cor na mídia, ou seja, a cor realmente aplicada na comunicação, que serve de referência para nossos estudos e concepção sobre o assunto, ligados aos fenômenos cromáticos.

Sinopse (copiada e colada do livro): 
"O livro apresenta capítulos que abordam o tema em sua complexidade, mostrando considerações que esclarecem e enriquecem o repertório de todos aqueles que utilizam a cor na comunicação. Da exata delimitação da cor como informação cultural e suporte para a expressão simbólica na comunicação humana até a investigação dos processos de percepção e seus 'comportamentos' para a geração de sentido, o autor expõe um universo interdisciplinar, ancorado no que há de mais recente na bibliografia da Semiótica da Cultura e das Ciências da Cultura."

Espero que curtam mais esta dica de livro.

Abraços a todos.....

c

Postagens mais visitadas