ILUMINANDO O FUTURO - 50 ANOS JORGINHO DE CARVALHO

Amigos Iluminados!!!

Abaixo uma propaganda ótima, por isso a coloco aqui, Jorginho de Carvalho, que está entre os grandes iluminadores do Brasil, comemora 50 anos de carreira, e nos brinda com uma exposição que conta sua história, bem como, a história da Iluminação cênica no Brasil, nesta esposição também temos uma maquete do cenário do espetáculo 4X4 de Déborah Colker, no qual, através de microprojetores, podemos criar a luz para o espetáculo.

ILUMINANDO O FUTURO - 50 ANOS JORGINHO DE CARVALHO

ONDE: Oi Futuro em Ipanema (rua Visconde de Pirajá, Ipanema, RJ, tel. (21)3201-3010)
QUANDO: De terça a domingo, das 13h às 21h
PERIODO: até o dia 3 de junho de 2012
QUANTO: Gratuito
CLASSIFICAÇÃO: Livre
Segue reportagem extraída do site da revista BackStage:

RJ tem exposição sobre história da iluminação cênica
A história da iluminação cênica está sendo contada no Rio de Janeiro, por meio da exposição gratuita “Iluminando o Futuro - 50 anos de Jorginho de Carvalho”, que tem apoio da TELEM e dos Estúdios Quanta. Idealizada pelo produtor cultural Miguel Colker e com curadoria dele e do próprio Jorginho de Carvalho – considerado um dos melhores iluminadores cênicos do país -, a exposição leva ao Espaço Oi Futuro Ipanema uma viagem pela evolução do teatro no Brasil, por meio de painéis, fotos, vídeos e equipamentos históricos de iluminação. Há, ainda, palestras e ações interativas. 

A TELEM, em parceria com os Estúdios Quanta, forneceu a maior parte dos equipamentos que podem ser vistos na exposição. É possível, assim, ter uma ideia do trabalho que a empresa vem realizando nos principais palcos do país, como os teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Cidade da Música e, no exterior, o Gran Teatro Nacional de Lima, no Peru.

O embrião da exposição surgiu em 2009, como explica Colker: “eu e Jorginho de Carvalho trabalhávamos juntos em uma turnê de espetáculos. Em um dos teatros, reparei em equipamentos de iluminação cênica em completo abandono e descobri que estava lá uma das primeiras mesas de operação de luz do Municipal do Rio de Janeiro, uma relíquia que deveria estar num museu, onde milhares de pessoas relembrariam da história do teatro brasileiro. A partir desse sentimento, nasceu a ideia da exposição, de celebrar e reviver a história da iluminação no Teatro”.

A mostra está dividida em quatro partes: História da Iluminação Cênica no Brasil, Luz, “O passo a passo”, Luz Interativa e 50 Anos Jorginho de Carvalho, como celebração ao aniversário de um dos pioneiros da iluminação cênica no Brasil. A exposição vai até o dia 3 de junho, de terça a domingo, das 13h às 21h, no Espaço Oi Futuro Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar - Ipanema, Rio de Janeiro.

Outra reportagem contando sua breve história:
Como tudo começou
Jorginho de Carvalho, 65 anos, tinha apenas 12 quando subiu ao palco pela primeira vez. Recebeu o convite de Maria Clara Machado, do Teatro Tablado que, incomodada com os meninos barulhentos da praça em frente à casa - entre eles, Jorge Carvalho Moreira – resolveu dar aulas em troca de silêncio. “Nunca foi algo programado. Sempre via pessoas entrando e saindo daquele teatro e ficava curioso a respeito. Quando Maria Clara Machado me convidou, acabei me apaixonando pelas aulas. Mas, quando chegava a hora de interpretar, passava mal de ansiedade. Era muito tímido”, lembra Jorginho. 
“Aos 14 anos, não fazia ideia da carreira que queria seguir. Era mais uma diversão: estudava e nos fins de semana me divertia no Tablado. Sem perceber, isso foi tomando uma dimensão muito grande na minha vida”. 
São muitas - e famosas - as iluminações feitas nesses 50 anos de carreira, como as dos espetáculos Ensina-me a viver (1981), de C. Higgins, com direção de Domingos de Oliveira, Besame mucho (1983), de Mario Prata, dirigida por Aderbal Freire-Filho e La Traviatta (1976), comandada por Sérgio Britto.
fonte: (http://www.cultura.rj.gov.br/imprime-colaboracao/uma-mente-brilhante)

Outros links:
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/04/05/abre-exposicao-sobre-pioneiro-na-iluminacao-cenica-moderna.jhtm

http://www.guiadoator.com.br/revista-do-ator/em-cartaz/rio-de-janeiro/12758-exposicao-qiluminando-o-futuro-50-anos-jorginho-de-carvalhoq.html

http://www.rioguiaoficial.com.br/dicas/detalhe/hist-ria-da-ilumina-o-c-nica-no-oi-futuro-ipanema-0

http://www.cultura.rj.gov.br/imprime-colaboracao/uma-mente-brilhante

http://www.batelli.com.br/entretenimento/oi-futuro-conta-a-historia-da-iluminacao-cenica-na-exposicao-iluminando-o-futuro-50-anos-jorginho-de-carvalho-5994


Abraços a todos!!! Ótimo passeio!!




‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡

Postagens mais visitadas