LUMINOTÉCNICA - PARTE 04/08: grandezas da iluminação

Amigos iluminados, 

c



Postagem: 01 - Considerações iniciais: http://bit.ly/1Ivrd1Y
Postagem: 02 - Luz, iluminação e radiações visíveis: http://bit.ly/1MPkhDf
Postagem: 03 - Temperatura de cor e reprodução da cor da luz: http://bit.ly/1GVKTha

1 - GRANDEZAS DA ILUMINAÇÃO

Nesta quarta parte sigo explicando as grandezas da iluminação, para os que não sabem sou iluminador em entretenimento (teatro, dança, exposições, etc), as informações abaixo são muito utilizadas por arquitetos e engenheiro, principalmente para cálculos luminotécnicos, para ser mais direto ao assunto abordarei mais a parte técnica, sem entrar muito em cálculos, acredito que seja mais importantes na minha área entender o procedimento das grandezas de iluminação, sobre os cálculos existem sites especializados que contêm informações mais precisas do que as minhas e peço a gentileza de verificarem isso. 

Vejamos a figura abaixo e as relações com o que temos em nossa profissão; com as figuras demonstram claramente um glossário técnico que deverá fazer de nosso dia a dia, independente se você trabalha ou não com luminotécnica são conhecimento técnicos científicos da iluminação:

fonte da foto particular de parte de um guia da empresa Revoluz "Conceitos básicos de iluminação" http://www.revoluz.com.br/

A foto acima nos mostra o que chamamos de "Grandezas da iluminação", são as propriedades particulares da luz e o segmento de sua função, quanto a sua emissão de luz, reflexo e recepção em nossa visão para fins de cálculos luminotécnicos, nos auxiliando no que diz respeito a sua melhor produtividade, aproveitamento e instalação nos locais

 Começaremos a estudar da esquerda para a direita, seguindo a ordem apresentado no quadro acima

 1.1 - FLUXO LUMINOSO (lúmem = lm): 

Já olharam para uma lâmpada, sem estar num determinado refletor? Toda aquela "quantidade de luz" emitida é o que damos o nome de FLUXO LUMINOSO e tem como unidade de medida para o "lúmem" (fogo em latim), podendo ser representado pelo símbolo "F" ou a abreviação "lm", ou seja, tecnicamente é quantidade de luz que uma lâmpada emite por segundo para as direções em que estiver projetado.

  • No livro "Iluminação: Teoria e Projeto"de Délio Pereira Guerrini, ele define o fluxo luminoso de uma fonte como "a quantidade de energia radiante, emitida por uma unidade de tempo, e avaliada de acordo com a sensação luminosa produzida".

Hoje em dia usamos muito o fator Lm/W (lúmens por watt) que consiste na quantidade de lúmens que uma fonte libera e qual a watagem que ela representa, ou seja, o custo que teremos em nossa conta de luz no final do mês, veremos mais a frente.


 1.2 - ILUMINÂNCIA (lux = lx): 

É a quantidade de luz que uma superfície recebe! Simples não é? 

Através da Iluminância podemos definir padrões de "iluminamento" (ou níveis de iluminação como preferirem) dos locais como escritórios, fábricas (veja NBR 5413), etc, é também usada em fotografia para balancearmos a iluminância nas fotos e não tenhamos brilho excessivo num determinado local, tecnicamente é a relação do fluxo luminoso e luz incidada sobre uma superfície.

Normalmente é representada pela letra "E" e tem como unidade de medida o "lux" abreviado como "lx".

Para a medição utlizamos o "luxímetro":

 

1.3 - INTENSIDADE LUMINOSA (candela = cd): 

É a quantidade de luz emitida por uma concentração da fonte de luz para uma determinada região, quando utilizamos refletores podemos "aumentar" o fluxo luminoso da lâmpada focando mais a radiação da fonte, a esse processo físico damos o nome de INTENSIDADE LUMINOSA.

Tem sua representação pela letra "I" e sua unidade de medida é a "candela" (vela em latim) com a abreviação "cd".  


1.4 - LUMINÂNCIA (candela por metro quadrado = cd/m2): 

É a quantidade de luz que chega em nossos olhos através da reflexão ou emissão direta por uma fonte de luz, tem como símbolo a letra "L" e é medida como "candela/metro2", sua abreviatura é "cd/m2".

site da representante Sauber:   http://www.sauber.com.br/luminotecnica/dicionarioIluminacao.asp

 

1.5 - RENDIMENTO (ou EFICIÊNCIA LUMINOSA - lúmem por watt = lm/w):   

Hoje em dia pensamo muito no consumo e na eficiência das lâmpadas utilizadas, por isso é muito comum e natural termos essa relação entre o fluxo da energia radiante e a potência que ela consumirá, função da qual podemos calcular e prever o gasto que teremos em sua utlização.

Ao conceito acima damos o nome de EFICIÊNCIA LUMINOSA, sendo representada tecnicamente como Fluxo luminoso (lm)/ Potência consumida (W), esses dados são encontrados nas embalagens da lâmpadas.

Algumas matérias interessantes sobre o índice de rendimento e grandezas da iluminação:
 Portal Administração: http://bit.ly/1Exksyu
 Portal Lightingnow: http://bit.ly/1xaqDke
 Led Planet: http://bit.ly/1xaqOfh

2 - COEFICIENTE DE REFLEXÃO:

É obvio que cada superfície irá refletir o fluxo luminoso de maneira diferente, cada material tem seu comportamento diferente do outro, uns são mais refletivos do que outros, alguns materiais retêm mais frequências dependendo de sua composição, textura e cor.

Esse coeficiente serve para base de cálculos, e para nós iluminadores cênicos é importante saber para compreendermos melhor na utilização de filtros com cores, difusores ou não, etc; segue alguns materiais e cores:
link da foto
  • Branco:  70 até 80%
  • Amarelo:   50 até 70%
  • Cinza:   20 até 50%
  • Preto:   3 até 7%
  • Madeira:   70 até 80%
  • Rocha/ Pedra:   50 até 70%
  • Tijolo:   20 até 50%
  • Concreto:   3 até 7%

c

LUZ A TODOS!!!


===========================================

Fontes de pesquisa geral para estas matérias:

Livros e catálogos:
"Iluminação e Fotometria" - 2ª edição - de Vinícius de Araújo Moreira (Ed. Ética - 2011)
"Iluminação: Teoria e projeto" de Délio Pereira Guerrini (Ed. Edgard Blucher - 1976)
"Conceitos básicos de iluminação" Revoluz
"Guia de iluminação" LLUM Lâmpadas e Luminárias
"Catálogo OSRAM" - 2011/2012
"Iluminação" de Roberto Starck Nogueira da Silva (1977)
"Luz, Lâmpadas e iluminação" - Mauri Luis da Silva (Ed. Ciência Moderna - 2004)
"LED a luz dos novos projetos" - Mauri Luiz da Silva (Ed. Ciência Moderna - 2011)

Revistas:
"Manual do construtor" - Edições 06 e 07 - Eco Editorial
"Guia da iluminação" - Edição 02 - Editora Abril (2011)
"Arquitetura e construção" - Edições jun/12 e jul/13 - Editora Abril


Sites:


===========================================

Postagens mais visitadas