SOL - gigante estrela


¿Hola que tál?

c

É galera iluminada, já estou contando os dias para os ares portenhos... hauhauhaua

Isso me faz pensar um pouco sobre a importância da incidência de luz natural em nosso gigante planeta Terra, aqui no Brasil, mais prescisamente em Campinas/SP, está uma dias frios, ontem mesmo fiquei percebendo o Sol durante a manhã, equanto percorria o caminho até o trabalho, percebia as sombras, os ângulos, as nuances, a "sensação" de frio que a sombra me passava, porém ao descer do ônibus e caminhar pelo Sol, também percebi que estava frio, então me questionei: "A sensação visual que temos é diferente da sensação térmica" nossa uma tese que defenderia de inúmeras maneiras em mestrado (o loko rsrsrs).

"Ta" bem, "ta" bem.... como estou a base de analgésicos esta semana (hauhauhaa), devem ter alterado um pouco meu universo cognitivo para com tudo que me cerca, mas não alterou minha criatividade, nem mesmo meu senso de estabelecer parâmetros de um ser pensante! Olhe o plágio de Déscartes em "Cogito ergo sum" (também não interferiu meu senso de humor :) )


Voltando ao assunto SOL!!! Já pararam para pensar como "ele vive"? Ou mesmo quais os compostos e o por quê de liberar tamanha quantidade de energia? Como ao mesmo tempo nos emite uma energia capaz de nos ajudar e ao mesmo tempo nos prejudicar com outras ondas?

O Sol já foi considerado divindade em certas sociedades, por seu poder de criar e destruir, é usado com enorme finalidade em simbologia; Divindade, crença e mistiscismo se confundem nessa abordagem, mas o que falamos hoje em dia, é sobre seus benefícios e causas maléficas da exposição aos seus raios ultravioletas, sabemos também que para sua formação utilizam-se 73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos, tem seu diâmetro aproximado de 1,4 milhões de quilômetros, distanciando-se aproxidamente 15 milhões de quilômetros, "ufa!" ainda bem, pois, é graças a esta distância que temos essa nova abençoada vida, e nossas belezas naturais de maneira organizada (claro, até onde é possível né....).

Falando sobre sua propagação, seus raios demoram cerca de oito minutos (estima-se uns 150 milhões de kilômetros de distância) para atingir o planeta Terra, e tamanha sua luminosidade, fica impossível de ver os planetas durante o dia, os telescópios para sua visualização e estudo possuem uma camada densa de filtro para que não prejudique a visão humana, se você olhar diretamente o Sol de meio-dia (ângulo de maior incidência) pode prejudicar sua retina, vindo a cegá-lo, tamanho é o poder de luz dessa estrela; o monitoramente frequente é feito pela NASA e a Agência Espacial Européia.

A sua camada superficial, chamada de fotosfera, chega a uma temperatura de 6.000º C, e a temperatura gerada em seu núcleo, pode chegar a 15.000º Celsius, e tem em sua pressão atmosférica 340 bilhões de vezes maior que a da Terra (comparada ao nível do mar), fazendo com que ocorrá reações nucleares, transformando prótons de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio, essa diferença em massa é expelida como energia e carregada até a superfície do Sol, que sofre um porcesso conhecido como convecçção, e é liberada em forma de luz e calor.

Temos também a coroa que é a parte mais externa da atmosfera do Sol. É nesta região que as prominências aparecem. Prominências são imensas nuvens de gás aquecido e brilhante que explodem da alta cromosfera.

Lendo em um site da UFRGS (http://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/sun.htm), informa que "o Sol aparentemente está ativo há 4,6 bilhões de anos e tem combustível suficiente para continuar por aproximadamente mais cinco bilhões de anos. No fim de sua vida, o Sol comecará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá, finalmente crescendo tão grande que engolirá a Terra", surpreendente e assutadora informação, acreditamos que até que isso ocorra não existirá mais vida em nosso planeta, devido ao aquecimento global que vem sido provocado pela emissão de gases poluentes , atingindo a nossa camada de Ozônio, responsável pela absorção de raios ultravioletas do Sol, acarretando mutações em todo o sistema de vida terrestre, mas isso é assunto para outro post.

c

Amigos.... forte abraço a todos....

¡Hasta la vista!


Postagens mais visitadas