Espetáculo "VOCÊ", do Lume Teatro, em Campinas/SP


Amigos iluminados!!!

c

Venho convidar a todos a assistirem o espetáculo "VOCÊ" do Lume Teatro, de Campinas/SP, solo de Ana Cristina Colla e direção de Tadashi Endo.

O espetáculo acontecerá dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2009, no teatro da CPFL Cultura, a partir das 20h, localizado a Avenida Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Jd. Primavera (atrás da sede da empresa CPFL ENERGIA).

*O texto a seguir é parte do folder do espetáculo

No palco, Ana Cristina dispensa o uso da palavra e expressa os “poemas corporais”, em três momentos de “memórias”, cronologicamente invertidas: futuro, presente e passado. Esse jogo corporal tem como base a tradição da cultura oriental do Jo Ha Kyu. O diretor Tadashi Endo explica: “todos os seres vivos possuem esse ritmo na vida cotidiana, do amanhecer até o anoitecer. Esse é o ritmo da vida. Quando atuamos, devemos ter sempre a sensação do Jo Ha Kyu. Jo significa lento; Ha, rápido e Kyu, muito rápido”.



SINOPSE
Uma mulher mergulha em suas memórias, recriando-as no tempo poético da cena. Quando remexe em seu baú o tempo passa gota a gota, espremido, a percepção se alargando. A atriz do Lume Teatro, Ana Cristina Colla, viaja no tempo e revive suas memórias. São memórias suas ou tomadas emprestadas de outros? Já não importa porque agora são todas parte de sua vida.

A atriz
Em sua trajetória no Lume Teatro, iniciada em 1993, a atriz Ana Cristina Colla participou ativamente do processo de pesquisa, criação artística e construção de espetáculos "Taucoauaa Panhé Mondo Pé", "Contadores de Estórias", "Café com Queijo", "Um dia...", "Afastem-se as Vacas que a Vida é Curta", "Parada de Rua" e "O que seri de nós sem as coisas que não existem".


Ana Cristina Colla em "VOCÊ" do LUME TEATRO (2009)

Nestes 16 anos de Lume Teatro, a atriz trabalhou com três mestres de butô: Anzu Furukawa, Natsu Nakajima e Tadashi Endo. É autora do livro "Da minha janela vejo... relato de uam trajetória de pesquisa no Lume", da FAPESP e HUCITEC. Dirigiu os espetáculos "Espiral-Brinquedo meu" com o ator e músico Helder Vasconcelos e "Gaiola das Moscas" com o grupo Peleja.


O diretor

Tadashi Endo começou seus estudos teatrais pelo Kabuki e o Nô, formas tradicionais do teatro japonês. Mais tarde se aprofundou no teatro ocidental. Em 1989, conheceu Kazuo Ohno - criador do butô no Japão, junto com Tatsumi Hijikata - com quem desenvolveu estreita colaboração, decisiva para seu processo criativo.

Tadshi Endo em "MA" - Campinas/SP - 2006

Embora tenha iniciado sua vida artística na Europa, sua obra está impregnada das tradições japonesas, partindo do Butô para buscar novas abordagens para a dança. Assim, faz uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança.



Ao longo de se seus 60 anos de vida, Tadashi Endo definiu seu caminho na dança como o que ele chama de Butô-MA (entre). Atualmente dirige o "MAMU Butoh Center" e o "MAMU Butoh Festival" em Göttingen, na Alemanha.

Para saber mais sobre o LUME Teatro, que em 2010 comemora 25 anos, acesse:
http://www.lumeteatro.com.br/


Aos amigos que estão um pouco distante de Campinas/SP, ou em outro estado, este espetáculo inícia sua tourne no início de 2010, com certeza nos encontraremos...


Forte abraço a todos, e tenham uma semana iluminada....

c

==================================

Postagens mais visitadas