Contraste ou intensidade?

"Muita luz é como muita sombra: 
não deixa ver." 

c

Galera iluminada,

Todos sabem que coleciono "frases com luz", mas hoje farei um post diferente com a frase acima, não falarei de Carlos Castañeda, se quiserem saber um pouco mais este antropólogo clique sobre seu nome acima e terão informações, mas falarei desta fantástica frase, aproveitando um artigo sobre o uso da intensidade ou do contraste da luz em cena.

Revisando para quem fujiu da aula, rsrsrsr, a intensidade está ligada diretamente ao "valor" da cor,  variando entre claro e escuro; já o contraste é dado a partir do momento em que se criam duas atmosferas, porém uma compensa a outra (leiam mais sobre cores contrastantes, entederão um pouco mais), mas o contraste também pode ser feito com duas cores iguais e com intensidades diferentes.

Tentarei explanar mais sobre o fator psicológico em que os atributos acima ocasionam ao nosso sistema visual, para isso usarei algumas fotos de espetéaculos que assinei a luz, para ficar mais fácil a compreensão.

Percebam abaixo a "cor" usada em toda a cena, e tentem visualizar de vem as fontes de luz e quantas foram usada.

"Retiro dos Sonhos" de Maricy Salomão, direção Abílio Guedes Cia CPFL de Teatro, foto de Giancarlo

Na cena acima temos somente quatro fontes de luz, a esquerda da cena a cantora  iluminada com um Fresnel a 50% de intensidade, a direita a família judia chegando no bairro do Bom Retiro em São Paulo, usando um Elipso lateral em altura de 2m, com afinação desfocada com corretivo CTB Rosco a 30% (no cenário um refletor a pino com lâmpada incadescente montada especialmente para o espetáculo), e mais ao fundo uma projeção com símbolos judaicos para compôr a cena, o tom mais azulado devido ao tipo de lâmpada do projetor (que a câmera 'lê' com temperatura de cor mais alta) contrasta a visualização cênica.

Quero que percebam a assossiação da ambiência lumínica da cena, Judeus chegando cansados, a cantora os recebe com uma composição em íidiche à capela, uma cena que vemos uma luz com temperatura de cor mais baixa em dois tons de "amarelo", que nos remete a um estado de tristeza, de sofrimento, de depressão.

"No Natal a gente vem te buscar" de Naum Alves de Souza, direção Abílio Guedes, foto de Rodrigo Cancela



Já na foto acima, uma cena que se passa dentro de um trem, feita com dois Fresnel afinados um pouco a frente da cena, porém num ângulo que se cruzavam, fazendo o desenho do quadrado (percebam a faixa amarela que faz o desenho de um trapézio); aqui temos um efeito dramático porém sem contraste lumínico, so trabalhado o Fresnel em intensidade em 60% (vejam o "branco amarelado" da foto).

"Mitologia Grega" Academia Ponto da Dança (ballet clássico)
"O sonho de Ícaro" com LUME Tetro, foto de João Maria
A intensidade lumínica também está associada a fatores anímicos. Uma luz contrastada (como mostra a foto acima do "O sonho de Ícaro") gera uma luz com efeito dramático maior do que uma composição de baixo contraste. O olho recorre rapidamente no campo visual estimulado por efeitos de luz e sombra.

Uma luz com pouca intensidade provoca uma sensação de depressão, que se torna contrário com a presença de uma intensidade alta de luz estimula a atenção e audiência, cabe ao iluminador conhecer isso tecnincamente e saber trabalhar o tempo e a medida certa na criação de cada cena.

Não existe receita, mas raras as vezes que funcionam em uma comédia se não existe alta intensidade lumínica. Claro, dentro dos níveis que evitem a fadiga visual.

Deixem comentários ou criticas....

Abraços...

c

Postagens mais visitadas