Repassando matéria do "JORNAL DA INSTALAÇÃO"

Galera iluminada!!!


Segue matéria publica na mídia eletrônica "JORNAL DA INSTALAÇÃO", mídia que indico a todos os curiosos, como eu.

Poderão conhecer o portal no link:  http://www.jornaldainstalacao.com.br/

Segue a notícia:
_________________________________________________________

Notícias


São Paulo, 18/07/2012 - 12:37

Comissão internacional estuda alterar IRC

O novo índice avaliará 15 cores saturadas, em substituição ao atual que considera oito cores pastéis Por Waleria Mattos

A Comissão Internacional de Iluminação (CIE, na sigla em francês), por meio do Comitê de Estudo TC 1-69 (Colour Rendition by White Light Sources), analisa alterar o índice de reprodução de cor (IRC) para uma nova escala de medição. A substituição está relacionada à quantidade de amostras, pois o IRC considera oito cores pastéis, ao passo que a futura escala avaliará cerca de 15 cores com baixa e moderada alteração cromática. O nome do novo índice em pauta nas discussões é o Color Quality Scale (CQS). 
A utilização do LED cada vez mais constante no segmento de iluminação é o principal motivo da iniciativa. Segundo Juliana Iwashita Kawasaki, diretora da Exper Soluções Luminotécnicas, o LED compreende qualidade e reprodução de cor e o IRC não leva em consideração estes dados. Então, muito em breve será feita a mudança, visto que a tendência do mercado é desenvolver mais produtos com LED.
Os encontros do Comitê de Estudo acontecem desde o ano passado; no entanto, não há data definida sobre a modificação. Após a alteração, a pesquisa  técnica se tornará uma recomendação, e, posteriormente, uma norma internacional compulsória. “Após definição da escala correta, o documento virará apenas uma orientação, e após isto, poderá virar uma ISO. Logo, para o Brasil seguir esta nova referência, o estudo precisa se tornar uma norma”, explica Juliana.
O CQS é um estudo originado do National Institute of Standards and Technology (Nist), sendo a escala mais debatida entre os pesquisadores durante os encontros. Existem mais análises disponíveis sobre os conceitos de avaliação de cor, mas não houve consenso sobre a substituição. “A princípio, os pesquisadores estavam com a atenção voltada para esta escala, pelo fato de ser uma escala definida pelo Nist”, comenta Juliana.
_________________________________________________________

É isso ai galera... estou me dando férias estes dias.. mas não consigo deixar de colocar algo aqui, estou preparando um artigo especial sobre luminotécnica também...

Aguardem!!

Abraços e luz a todos!!!!


∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏∏

Postagens mais visitadas