Capela Sistina iluminada pela OSRAM - parte 01

Galera iluminada,

c

Antes de iniciarem a leitura do post, vejam a Capela Sistina em 360 graus e altíssima resolução, neste link:

Vejam que interessante e um projeto muito bem executado da empresa alemã Osram, bem como  os estudos luminotécnicos feitos para que não agredissem a magnífica obra da Capela Sistima pintada por Michelangelo com sua conclusão no século XVI..

Houve uma imensa preocupação para que todos vissem a obra com maior precisão, por isso fizeram uso de fontes luminosas solucionadas através do LED (são 7.000 compnentes que possibilitam grandes efeitos para exposição desta obra de arte), além de reduzir os gastos de energia (estimam que seja 60% menor) e sem desperdício de luz.
Peter Laier, diretor de tecnologia da Osram, afirma que:
“A arte apresenta as demandas mais exigentes de luz. Seguindo a solução única em âmbito global do Museu Lenbachhaus em Munique, os famosos afrescos na Capela Sistina estão agora submetidos às mesmas especificações de iluminação”.
Outro assunto interessante, foi quanto a coloração do espectro (temperatura de cor) que foi customizada e adaptada cientificamente com altíssima precisão conforme a coloração das pinturas, "preenchendo" a obra por completa; os ângulos preferidos para iluminar é fora do alcance do campo de visão e sem brilho, vindo embaixo das janelas, criando o aspecto de luz solar, já que permanece na mesma direção da luz natural, os dispositivos de LED emitem uma iluminância em torno de 50 a 100 lux (anteriormente estava entre 5 a 10 lux), o que possibilita uma excelente visualização das obras e as mantém por mais tempo em exposição para nós, visitantes.

Especulações da Capela Sistina e aulas de anatomia:
Existem informação e estudos que evidenciam diversas partes do corpo humano dispostas nos magníficos afrescos de Michelangelo, apenas para aguçar a curiosidade e vocês buscarem mais informações, a imagem ais conhecida é de "A criação de Adão", numa belíssima reprodução que quando percebida, atrás de Deus, percebe-se o formato de um cérebro, visto que de acordo com a filosofia católica, Deus é o ser supremo que rege predominante, por isso o cérebro foi escolhido como representação figurativa para tal contexto; existem outras figuras de linguagem visual, vale a pena pesquisarem e descobrirem que a Capela Ssitina também é uma aula de anatomia.

link da foto: http://81nos.wordpress.com/2013/04/23/segredos-no-teto-da-capela-sistina/

Outros dados da Capela Sistina:
A capela é a obra mais famosa, fica dentro do Palácio Apostólico, residência do Papa na cidade do Vaticano (onde o Papa sempre aparece abençoando os fieis), e teve sua arquitetura inspirada na obra do Templo de Salomão (citada no antigo testamento), com toda sua decoração elaborada por renascentistas como Bernini, Botticelli, Rafael e Michelangelo.

Seu nome foi dado em homenagem ao Papa Sisto IV, que após restauro da Capela Magma (antigo nome) e atualmente é onde realizam o conclave.

c

Links da pesquisa:
iluminação com LED
http://www.osram.com/osram_com/index.jsp
http://www.ultimoinstante.com.br/pt/noticias_20131118/setores_energia/427957#axzz2l2SrgcbJ
http://www.ultimoinstante.com.br/pt/noticias_20131118/setores_energia/427957#axzz2l2SrgcbJ
http://www.brasilalemanhanews.com.br/Noticia.aspx?id=3938
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/

curiosidades da Capela Sistina:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_Sistina
http://81nos.wordpress.com/2013/04/23/segredos-no-teto-da-capela-sistina/
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/capela-sistina-licao-anatomia-433747.shtml


Galera... até a próxima... luz a todos!!!


≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈

Postagens mais visitadas