LIGHTING DAY - AES BRASIL 2015

Galera iluminada!!!

https://www.youtube.com/channel/UCbEgDx1ncmKdG6xM_iREAyA


Semana passada estive na Light Week Brasil, que ocorreu paralelo a AES Brasil, e dia 27/05 foi a data escolhida para o ciclo de palestras "Lighting Day 2015", do qual farei um resumo aqui aos amigos e profissionais que não puderam estar presentes.

Antes de iniciar, deixo o link do site para olharem as novidades da feira e reportagens feitas pela equipe da Lighting Week Brasil, e agradecer imensamente toda a atenção da Mônica e do Sr. Esteban Risso que foram muito recpetivos com todos os presentes, deixo registrado meu agradecimento:

foto arquivo pessoal
Neste ano o palco teve um grid em alumínio assinado pelo lighting design Osvaldo Perrenoud, com refletores RGBW distribuídos em 3 planos (baixo, médio e alto), executando as funções de luz contra, laterais, frontais, e no centro do palco um círculo com refletores em 45º, para que fossem demonstrados e estudado a iluminação em todos os lados e reprodução por diversas cores, abaixo o projeto do Oz em 3D (retirado do site: http://www.lwbr.com.br/det_noticia.asp?C%F3digo=335

link da imagem em 3D do lighting designer OZ

Ficaram à disposição dos palestrantes as consoles GRAND MA e CLARITY.  

____________________

Farei uma resumo de acordo com a ordem de apresentação das palestras, e a primeira foi com a arquiteta especializada em iluminação e atuante profissional junto ao Grupo Lumincenter SILVIA CARNEIRO, nos brindou com seus conhecimentos e abordagens na palestra "LED, O FUTURO NA ILUMINAÇÃO ARQUTIETURAL", demonstrando diversos cases que utilizam a fonte de diodo para seus projetos como a ciclovia do Studio Rooseegaarde chamada "Smart Higway", que buscaram inspiração na obra "Noite Estrelada" de Van Gogh,  e criam uma ciclovia interativa de LED na Holanda.

Sílvia nos leva ao futuro abordando a tecnologia Li-FI, que é uma tencologia que utiliza-se das ondas de luz como sistema de conexão com velocidade que pode chegar a 250 Mbps utilizando um dispositivo de LED equipado com esse processador de sinal, essa tecnologia está sendo desenvolvida pelo D´Light do Insituto de Edimburgo.

Outra abordagem foi sobre o crescimento do OLED e toda sua capacidade de atuação em materiais flexíveis e comenta que o LED utilizado nos dias de hoje, poderá estar obsoleto em 2020.

E termina sua grandiosa palestra, falando da novidade buscando como inspiração a natureza, e toma a pigmentação chamada luciferina que é produzida através dos animais bioluminescentes, e diz que já estão em testes laboratoriais em plantas, que geneticamente modificadas poderão produzir luz de forma mais sustentável num futuro próximo; ja conseguem imaginar a noite, ao lado de uma árvore que produz luz?

https://www.youtube.com/channel/UCbEgDx1ncmKdG6xM_iREAyA

____________________

A segunda palestra foi do grande professor e lighting designer Valmir Perez, responsável pelo Laboratório de Iluminação do Depto. de Artes Cênicas do Ins. Artes da UNICAMP, que nos trouxe um desenvolvimento sobre o tema: "LUZ: SUA DISTRIBUIÇÃO AFETA NOSSA PERCEPÇÃO".

Uma maravilhosa palestra/aula sobre as teorias de Jordan Maxwell, Gestalt e Kandinsky, para que possamos compreender melhor como dimensionar a iluminação no palco, pensando em seu todo (fonte, posição, ângulo, etc) que afetam diretamente a sensação da dimensão do local que estamos iluminando.

Por sermos profissionais da linguagem visual, precisamos conhecer os símbolos e como um ponto cria a forma no espaço iluminado, e como compreender sua composição no espaço: "curvas são relaxantes e retas restringem por serem mais duras, enquanto que formas mais complexas são atrativas e interessantes".

Em certo momento Valmir completa que "Somos analfabetos visuais, e precisamos conhecer bem a linguagem da luz", o que nos atenta a estudar melhor as artes visuais para que possamos estabelecer um maior equilíbrio da luz em todo seu aspecto como ferramenta em nossas mãos.

____________________

A palestra da sequência, foi do lighting designer Carmine D'Amore, italiano e está no Brasil desde 1994, é responsável por inúmeras montagens de óperas, ballets e teatro nos palestrou sobre "ILUMINAÇÃO DO CORPO HUMANO: BALÉ E NU FEMININO".

Comenta sobre os grandes estudiosos da iluminação desde a grandiosidade do pensamento da incidência da luz no espaço cênico de Appia, passando pela iluminação na dança do coreógrafo Nikolais, o desenvolvimento cenotécnico e lumínico de Svoboda e teatro imangético Bob Wilson, contando parte da história para chegarmos no entendimento que temos hoje em dia dos projetos cenográficos e de iluminação, ambos foram (e Bob Wilson ainda é..) artistas que pensaram sempre à frente de sua época e tornaram-se referência por sua ousadia e pensamento futurístico.

Fez uma apresentação prática com a participação da atriz Kelly Campello, e demonstrou como iluminar um corpo humano a partir de diversas posições de fontes de luz e como termos a cautela na sua intensidade, e nos gerou imagens inspiradas no trabalho do fotógrafo Dag Hecht, com suas fotos sobre o nu feminino.

Carmine também nos brindou com um de seus trabalhos em teatro, que teve como protagonista os quadros de Hopper , mostrando seu case e soluções para que sua iluminação se aproximasse ao máximo desse grande pintor.

https://www.youtube.com/channel/UCbEgDx1ncmKdG6xM_iREAyA

____________________

A quarta palestra ficou a cargo do professor do IPOG, diretor de fotografia e lighting designer Osvaldo Perrenoud, e nos trouxe suas excelentes provocações na palestra: "VENDO A LUZ".

Abordou o conhecimento técnico e conceitual da luz íntegra e  luz pura, luz direta que chega ao objeto sem alteração e luz filtrada (qualquer material à frente da fonte) que ocorre difusão e refração antes de atingir e chocar-se com o objeto.

Nos relembrou da importância das funções da luz de MacCandlless e na sequência nos provocou e nos alertou quanto a necessidade de criarmos, com urgência, uma nomenclatura para as posições da iluminação e definição do que é direita e esquerda vinda do público (que nos causa uma enorme dificuldade em muitas situações), sugeriu a analogia das horas de um relógio para adotarmos como nomenclatura das luzes laterais, e uma terminologia adequada a "planta baixa de iluminação cênica", bem como os cortes com termos já adotados na arquitetura e que são de fácil compreensão para quem trabalha na área.

A ideia, aqui um pouco generalizada, é para que essa nova nomenclatura seja adotada para termos uma melhor compreensão no Brasil entre nós iluminadores do entretenimento:
 - TUDO que está a frente do artista, chamar de LUZ FRONTAL

 - TUDO que está na lateral do artista, chamar de LUZ LATERAL

 - TUDO que está atrás e em cima do artista no palco seria chamado LUZ CONTRA

 - adotarmos o que atualmente chamamos de "luz a pino", passamos a chamá-la de LUZ ZENITAL

 - adotarmos o que atualmente chamamos de "luz vindo de baixo", passamos a chamá-la de LUZ NADIRAL
Abaixo meus pensamentos acerca da palestra do Oz:
"Oz fez uma palestra/reflexão sobre a necessidade que há anos interfere muito em nossa profissão, temos que unir nossa classe, lutar por nossos direitos, temos que requerer junto a órgãos responsáveis uma reavaliação sobre nossa carreira, lembremos que nossa função está baseada numa lei da década de meados dos anos 70, e desde lá aumentaram as funções, houveram mudanças radicais, e cabe a nós adotarmos essa união e solicitarmos o que necessitamos, além de respeito e maior conhecimento de nossa profissão."
____________________

Para fechar as palestras, o diretor de fotografia da Rede Globo e lighting designer Césio Lima comenta sobre a "EXPERIÊNCIA NO MERCADO DE ILUMINAÇÃO E O NU FEMININO".

Reiterou a importância de transpor ao palco através da luz, a carga emocional que o momento "pede", comentou sobre o processo de direção de fotografia num show e abordou alguns comentários sobre a gravações dos shows de Cassia Éller (com mais sombra) e Paula Toler (com um visual mais "clean"), já que estava falando sobre o a iluminação do corpo feminino.

Em sua demonstração prática, contou com a participação especial da atriz Kelly Campello, demonstrou sua experiência na operação da console, durante a apresentação da atriz, com uma luz sensual, aproveitando todos os ângulos disponíveis dos refletores do espaço.
____________________

O dia terminou com um bate entre o público e parte dos palestrantes.

cartilha de iluminação cênica


====================
Links:
http://www.lwbr.com.br/

Sílvia Carneiro
http://www.lwbr.com.br/det_noticia.asp?C%F3digo=341
https://www.studioroosegaarde.net/project/smart-highway/info/

Valmir Perez
http://www.lwbr.com.br/det_noticia.asp?C%F3digo=342 
http://valmirperez.blogspot.com.br/
http://www.teatropedia.com/wiki/Valmir_Perez

Carmine D'Amore
http://www.lwbr.com.br/det_noticia.asp?C%F3digo=343
http://www.datoreluci.com/

Osvaldo Perrenoud
http://www.lwbr.com.br/det_noticia.asp?C%F3digo=344
http://ozperrenoud.blogspot.com.br/

Césio Lima
http://www.lwbr.com.br/det_noticia.asp?C%F3digo=345
http://www.musitec.com.br/luzecena/revista_artigo.asp?revistaID=2&edicaoID=133&navID=3562

====================



LUZ A TODOS!!

Postagens mais visitadas