Aulas com Mauricio Rinaldi em Buenos Aires/ARG (2/2)

.... parte 2 sobre as aulas de Maurício Rinaldi em Buenos Aires/AR ......


Continuando nossa postagem sobre as aulas com o professor Maurício Rinaldi em Buenos Aires/AR, em julho de 2009.

Dentro de sua didática, terminamos com um exercício sobre algum espetáculo, no meu caso foi sobre a obra de "Rigoletto" de Giuseppe Verdi, mais precisamente no prólogo e primeiras cenas, onde pude dirigir e criar a luz com "seus bonecos", dentro das limitações operísticas.

O mais interessante de sua didática é a formalização das idéias, deixe-me ser mais claro nesse assunto, em seu livro e curso, ele ensina um metódo de organização de "como fazer uma iluminação", formalizada através de uma sistematização do processo, o que torna o procedimento mais simples, e sobrando tempo para criar, que é o principal objetivo.

Como todo o processo, começa com um entendimento do que a obra quer dizer, de suas "entrelinhas", no caso da ópera, estudar o enredo dentro da época e obras do compositor, a musicalidade é de extrema importância, é quem conta parte da história, depois assuntos mais técnicos como o cenário, figurino, movimentação (direção de elenco), e por ai afora.

No exercício tive o professor Maurício como um mentor sobre a obra, me deixou livre para criar as cenas e movimentação dos "bonecos", e claro, nosso principal objetivo: a iluminação.

Digo mentor por que já iluminou a mesma obra no Teatro Colon, ajudou e ensinou-me muito sobre ela, me fez indentificar cada detalhe importante, o significado e a importância de cada personagem em cena, e principalmente, a ouvir a música e interpretá-la juntamente com o decorrer da cena.

Na fotos que aqui estão, algumas das cenas e o "resultado visual" em seu estúdio, local também onde se encontra uma biblioteca de iluminação e pode-se visualizar, estudar, fazer até cópias de livros (isso é bem barato por lá).

Com o curso do Maurício Rinaldi, pude acrescentar não somente uma nova didática no que diz respeito a iluminação, mas também, tive a oportunidade de conhecer uma nova cultura, conhecer "los hermanos", agregar estudo, conhecimento, cultura, com turismo, indico a todos que queiram estudar, conhecer mais e sobre a temática luz e conhecer mais sobre outros povos e sociedades.

Obrigado a Mauricio e Wilma que me acolheram tão bem em sua cidade.


Abraços iluminados a todos.......


Postagens mais visitadas