"SONHO DE ÍCARO" - parte 01/02


Amigos,

c

Baseado no mito de Ícaro, filho de Dédalo, o grupo LUME Teatro, de Campinas/SP - Brasil, abre a temporada de 2010, ano em que comemora 25 anos de existência, convidando cias. de Barão Geraldo, a fazerem parte da produção deste projeto ousado: "Sonho de Ícaro".

Aconteceu dia 31/janeiro/2010, em parceria com o Feverestival e SESC Campinas, o espetáculo reuniu em torno de 130 profissionais, dentre artistas, técnicos, produtores, assessores de comunicação, reunindo um público inesperado de 1000 (MIL) pessoas, surgindo - também inesperadamente - uma segunda sessão, tornando-se um marco dentro do teatro Campineiro; um projeto ousado, com participação de pessoas mais ousadas ainda e que confiaram que um "sonho" realmente torna-se "realidade", quando existem profissionais com um objetivo, com um foco determinado e principalmente, sabem usar da criatividade (pois a verba era muito pequena), utilizando de materiais recicláveis; criou-se um show que, plagiando meu grande amigo, diretor e ator Douglas Chaves: "O SONHO DE ICARO VAI ENTRAR PARA A HISTÓRIA DO TEATRO CONTEMPORANEO".

Falarei sobre a luz do espetáculo em duas partes, ficou um pouco longo, cheio de fotos e informações, então acho de bom tom dividir, para uma melhor compreensão e visualização.

Na sequência falarei um pouco sobre a concepção de luz pensada e executada para o projeto, então colocarei a foto e logo em seguida falo sobre a iluminação da cena. Os créditos das fotos serão de Juliana Hidal, com exceção da foto do "Sol"  de André Burnier (segundo post).

"Sonho de Ícaro" por fotos

O espetáculo inicia-se na área externa do galpão do SESC Campinas, do qual utilizei 06 lâmpadas HQI para "lavar" a área de fora, local onde foi travado uma luta entre os "homens engravatados" com "o Minotauro e seus seguidores", usando de um sentido metafórico para atrelar a vida cotidiana do homem moderno, os "engravatados" tinham uma coreografia ritmica com a galera do Grupo Cupinzeiro, parecendo zumbis numa sequência sistêmica de gestos e andar, as únicas falas foram a poesia concreta de Arnaldo Antunes (música Comida); são perseguidos e apriosionados pelos "Minotauros", que mantinham uma não cadência mais despojada e grotesca. Ao som percussivo de Mundu Rodá, e são levados para dentro do labirinto.


"A entrada do Labirinto", utilizei me de uma instalação com refletores Set Lights com filtro VERMELHO (Rosco 026), e Elipsos com gobos de grades e janelas, criando um clima de claustrofobia, a fumaça ajudou a desenhar o local e fazer o clima.


Após a passagem pelo Labirinto, tanto os presos "engravatados" e o público, entravam pelo lado esquerdo da platéia através de um "caminho de tijolos", feitos por Elipsos com gobos.


Após iniciado o espetáculo "dentro do Labirinto, a sequência das Musas e Poetas, que apresentavam o espetáculo, logo os "engravatados" surgiam novamente, com sacos de papel na cabeça, rasgando-os em seguidas.

c

A luz acima foi utilizado 4 Moving Lights (Giotto 400) na parte inferior de cena, e com o ritmo da música acendia na entrada dos personagens, que, a medida que entravam no palco, acontecia um croosfade para o contra luz com filtros AZUL (Rosco 079) e CIAN (Lee 116) e fumaça para desenhar e somente aparecer silhuetas, seguidos de uma explosão, que utilizei 10 Moving Lights com estrobo sobre a cena,  alternando com o contra luz, até a entrada do Minotauro, que segue na foto.


O Minotauro e toda a sua "equipe" foram marcados com o tom AMARELO PALHA (Rosco 013), destaque aqui para a confecção do boneco numa oficina com Alício Amaral, do Mundu Rodá, uma semana antes da estréia.


Capturam um dos "engravatados" e aqui uma sequência de luzes e efeitos utilizando Canhão Seguidor, Moving Lights em focos pré determinados e lâmpadas PAR para planos laterais, com um reforço de Elipsoidais, criando uma sequência que arrancou aplausos do público presente nas duas sessões, após um rápido BO, a aparição surpresa de Leonardo Steinberg (Paraladosanjos), causou grande impacto com sua performance na rede (conforme a foto acima) e ao boneco do Minotauro gigante que engolia todos os engravatados (foto abaixo).


Minotauro engolindo os engravatados, lateral com Elipsos vindos da direita e esquerda, 2 Moving Lights com filtro VERDE do próprio disco de cor do aparelho. A luz lateral vinda da esquerda na "REDE" foi feita por um Moving Light; destaque para a cenotecnia  e confecção do "Boneco Gigante"  por Abel Saavedra do Seres de Luz Teatro.


Cena "Construção das asas", a fábrica onde surgiu a idéia do "planejamento das asas", liderada por Dédalo, pai de Ícaro; cena feita cm uma geral BRANCA e AZUL, e num determinado momento em que a cena utlizava-se de projeção, era reduzida em AZUL + AMARELO; no palco amigos dos grupos "Boa Companhia" e "Os Geraldos".


Cena "Escola de Vôo" com palhaços liderados por uma Galinha aprendiam a voar; feita toda em geral BRANCA frontal e lateral, e também canhão seguidor em 3 das sequências com o ator Ricardo Pucceti, diretor da cena que teve criação coletiva; acima, a sequência com: "Familia Burgh", Ricardo Pucetti (LUME Teatro) e Lily Curcio (Seres de Luz Teatro)

c

Continua no próximo blog....

Para quem quiser ver os mapas de iluminação do projeto, segue abaixo:

 
 
Para baixá-los é só acessar o link:  http://www.slideshare.net/aleazuos

-------------------------------------------------------------------------------

Postagens mais visitadas