"A história da luz vista ao vivo"

Amigos iluminados!!!!

c

O jogo da copa que terminou agora, inspirou me a escrever este post, Portugal deixa a copa do mundo, perdendo para o pais vizinho Espanha, é uma pena, mas num jogo há somente um ganhador.....

O motivo de meu sumiço foi devido ao trabalho, desta vez em Portugal (entendem o meu sentimento de tristeza agora???) do qual tive o privilégio de conhecer  pessoalmente muito do que já li, um experiência que me fascinou tanto que divido com vocês uma delas, que me deixou simplesmente arrepiado; aproveito e aviso que as fotos não são minhas, no rodapé do post deixo o link.


Passamos por quatro cidades do Alentejo (Santo André e Sines no litoral, Évora e Lisboa ambas antigas) e na foto acima é a Capital da Sé em Lisboa, e com privilégios fiquei há uma quadra dessa igreja, no belíssimo bairro de Alfama.


Essa catedral, ao que tudo indica, foi edificada em cima de um templo muçulmano em meados do século 12, e mesmo com o terremoto do século 17, teve a parte prejudicada reconstruída, mantendo a arquitetura original.


Acima o altar mor da igreja, aqui o destaque são para os candelabros, mas peço perdão, até o momento não sei qual a data exata deles.


Parte da nave onde permacem os fiéis durante o culto, a luz amarela no teto das naves, indica a presença de luz artificial... rsrsrsrsr ......


Agora acho que já posso comentar o real assunto do post, quando a visitei pela manhã, verifiquei que haviam pouquíssimas luminárias, e fiquei muito intrigado com esta questão, que me fez voltar mais tarde.

Voltando ao local, tive o privilégio de permanecer durante uma pequena parte do culto, eu como turista não poderia incomodar os fiéis, e pude então neste momento voltar no tempo; eram por volta das 19h30, o sol estava num ângulo perfeito em que seus raios eram capazes de entrar pelas janelas da igreja de maneira a iluminar a maior parte de seu interior, foi uma visão magnífica do encontro da arquitetura com a luz natural; por segundos me senti numa cena de culto católico da literatura inglesa de  Shakespeare, em plena Lisboa dos anos 2010!!!! huaauhauhauha

Recomendo que todos que passem por Lisboa, ou alguma outra cidade antiga, faça o mesmo, a sensação de imersão no passado é simplesmente grandiosa e única, mas enquanto não podem visitar o país, vejam a frente da Catedral da Sé em 360o.:
http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Lisboa.VR/vilas.cidades/Lisboa/SeLisboaF.html

Aos poucos colocarei mais experiências que tive no Alentejo....

c

Luz a todos!

todas as fotos foram "copiadas" da internet algumas deste site:  http://www.trivago.com.pt/lisboa-50993/catedraligrejamosteiro/catedral-s%C3%A9-de-lisboa-157015

MWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMWMW

Postagens mais visitadas