"SER LUZ" - Kazuo Ohno"


"O que se relaciona mais estritamente com o butô é o bunrako,
que lida com bonecos de madeira,
portanto com um corpo morto,
sobre o qual se veste uma roupa que lhe dá vida.
Essa roupa é o universo.
O corpo é estático, é a roupa que lhe dá o sopro da vida"
Kazuo Ohno em entrevista a Lúcia Nagib, Folha SP, 1991




MESTRE!!

Começo o post com a palavra que melhor define Kazuo Ohno, mesmo passado uma semana de sua despedida entre nós, esse homem deixou uma grande marca de toda a sua arte em todo nosso planeta.

Lembro me da primeira vez que vi seu trabalho, era jovem, gostava de teatro, e nem direito o que seria butoh!!! rsrsrsrs ,,, aliás, nem imaginava que um dia estaria realmente trabalhando com a arte e escrevendo sobre isso, como faço agora.


Kazuo Ohno pode ser considerado o pai dessa arte que surgiu na virada da década de 50 e 60, num processo de colaboração com Tatsumi Hijitaka no Japão pós guerra (na qual Ohno foi combatente), e a tradução seria "Bu" que significa dança e "Toh" passo; o butoh combina dança e teatro, centrados em temas como nascimento, a sexulidade, a morte, o grotesco, deixando o corpo entregar a uma total metaformose, não deixando haver nehuma outra referência, surgindo impulsos e seguindo os mais puros instintos da alma.

O primeiro espetáculo foi Kinjiki, ou "cores proibidas", tocava nos assuntos polêmicos da homossexualidade, chocando os valores éticos da época por abordar-lo sobre as questões da violência, amor, sexo, vida e morte.


O butoh (ou butô) desenvolveu-se primeiro no Japão, mas em 1980 Ohno foi convidado a participar do 14o. festival Internacional de Nancy, França, rendendo-lhe um sucesso total e vindo a conquistar todo o restante do mundo, inclusive o Brasil, que nos mostrou sua arte ao vivo em 1986, 1992 e 1997, vindo a ter sua última apresentação em 1999, com "Réquiem para o século XX" em New York City, que foi impedido de continuar devido a um probelma de visão, mas não o impediu de para seus ensinamentos mesmo em cadeira de rodas ou sentado no chão, auxiliado pelos seus alunos, o "SER LUZ" mostra os movimentos com as mãos sem perder toda a energia e a entrega pela alma do butoh.


Ótima semana a todos....


' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' '

Postagens mais visitadas