"Surpresas vindas da Terra"



Amigos....

Ano 2011... mas meu post eh um pouco nostalgico.. hauhauh.. do ano passado.. já me sinto a vontade.. hauha
Bem, o post que abro esse novo ano, tem have com uma experiência que passei, acho que é mais um relato sobre um fato que me deixou maravilhado, mas sei do que pergio que ele poderia causar, um espetéculo da natureza que acontece sem controle algum e que vi na volta de uma viagem.

Voltava a noite de avião, aquelas viagens que você não consegue dormir direito (claro que não estava na primeira classe... hauhauha), e vejo pela janela umas imagens lindas abaixo, eram "nuvens que piscavam", aleatoreamente, já imaginei a tremenda tempestade que estava abaixo dela.

Fiquei encantado com a beleza do visual, já imaginando como ter um visual daquele num palco, num espetáculo, como eu o faria? Qual a solução que teria para chegar a algo próximo a todo aquele "evento lumínico" que acontece abaixo de nós?

Mas falando um pouco sobre os raios, essas descargas elétricas entre as nuvens e descarregam aqui na Terra, é como se tivessemos dois polos de uma grande bateria, um polo nas nuvens e outro na Terra.

 Em condições normais, o ar serve como um isolante de eletricidade, e podemos dizer que esse raio é como um fio entre o céu e a terra, e por termos uma nuvem muito carregada, a terra começa a conduzir eletricidade, e como a voltagem nas nuvens carregadas são muito altas, é provocado um "curto circuito" de numa corrente elétrica de milhares de amperes.

Para sua curiosidade, um raio fraco tem em torno de 2.000 ampéres, um mais forte pode chegar a 100.000 ampéres (nosso chuveiro tem média de 30A).

Para compreendermos melhor esse funcionamento, vamos pegar uma lâmpada de descarga, em que você ve, após o acionamento dos reatores, os dois eletrodos enviando "raios", a mesma reação acontece nas nuvens, so que com uma potência muito maior, claro!!!

O caminho percurrido, pode ser da terra para a nuvem ou vice versa, é sempre buscado o menor caminho para ele percorrer (o raio é preguiçoso), então sempre acontece nas árvores, torres de igreja, antenas, por serem altas, do mesmo modo que se estiver num campo de futebol, o raio poderá atingir alguém de mais altura, mas nunca saberemos qual o percurso que ele percorrerá


imagens acima do site: http://geocities.ws/saladefisica5/leituras/raios.html

Os raios atingem muito nosso país, por ter um clima tropical, favorável as chuvas, que auxiliam mais ainda na condutibilidade, e muitos raios ocorrem dentro das nuvens (que foram os que eu vi), não oferecendo perigos para quem está na Terra mas pode criar um certo perigo aos aviões, mesmo tendo um para raios especial em torno deles.

As tempestades, trovões e raios são fenômenos naturais de extraordinária beleza, mesmo sendo perigosos; estão presentes em divindades desde tempos remotos, desde a descoberto do fogo pelo homem, no qual o homem de Pequim aprendeu a conduzí-lo para dentro das cavernas para cozinha, aquecer-se, afujentar os animais que causavam perigos, e mais tarde estiveram presentes em cultos como Isis (no Egito) e a Zeus (na Grécia), sempre presente em histórias indígenas provocando a imaginação e criando até personagens atuais como "Tempestade" em X-Men, que controla os raios e tempestades, e girando em cultos da cultura popular, a exemplo da umbanda através da orixá Iansã, que comanda os ventos e as tempestades.

Mãe Iansã, cultuada na umbanda por controlar os raios e tempestades


Alguns sites interessantes sobre o tema:

Amigos, aproveito e ainda há tempo de desejar um excelente 2011 a todos vocês, com muita luz a todos!!

Até a próxima..


eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!
eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!
eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!eparreiiansa!oraieieuoxum!



Postagens mais visitadas