"Inovações tecnólogicas na fibra ótica"

Caros amigos iluminados... tudo bem?

Galera, li essa reportagem, e preocupado sempre com a inovação tecnológica repasso a vocês, recebi através da revista eletrônica "INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS", o seguinte artigo:

Criada fibra óptica com cristal semicondutor

Anunciado nos EUA que um grupo de cientistas inovaram mais um material na fabricação da fibra ótica, acrescentaramem seu interior um composto com propriedades semicondutoras chamado SELENETO DE ZINCO, permitindo uma eficiência maior na manipulação da luz, está sendo pensado em utilizar essa tecnologias com lasers, mais versáteis no uso da medicina ou sensores ambientais e químicos.

A versatilidade dessa nova fibra está na maior concentração da radiação infravermelha, em que a atual é ineficiente para esta gama do espectro, essa radiação é muito usada em lasers na área médica.

Outra segunda eficiência é que  converge os raios de uma cor para outra com maior perfeição, através de um processo chamado de "frequência não linear", a perda de luz tornasse menor com o uso desse material, palavras do coordenador do projeto Badding.

Para a área ambiental e química, pensam em novos detectores de poluentes e toxinas, um exemplo para isso é que as moléculas absorvem luz de diferentes comprimentos de onda, e certos materiais tóxicos podem absorver a luz de comprimentos de ondas mais largas (acima do IF), caso consigam tansportar esse tipo de onda através da atmosfera, poderá ser detectado essas substâncias com maior clareza.

Badding acrescenta, depois de longas pesquisas, que o seleneto de zinco é um composto capaz de  manipular a luz de forma que a atual não consegue, e o maior desafio foi colocar este composto numa estrutura fina, algo que nunca havia sido feito anteriormente. 

O artigo encontra-se na íntegra neste link:

Outro artigo muito interessante, ligado ao mesmo tema:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110060322&id=010110060322

Amigos.... espero que esse artigo possa acrescentar em algo!!
Nos falamos galera da "luz"..

Abraços a todos...



______________________________________________________________________________________________________
/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\

Postagens mais visitadas