"Pensamentos de um iluminador"



Amigos Iluminados....

Após um periodo sem escrever aqui no blog, pois, estava finalizando outros escritos e formatando vários projetos, e hoje coloco um post especial, abrindo a todos parte de meus escritos sobre iluminação, este refere-se a alguns pensamentos:

"Somente nos últimos quatro ou cinco séculos que o teatro tem geralmente sido realizado em ambiente fechado e a luz tem sido usada para iluminar o palco e os atores. Velas, tochas, lâmpadas a óleo e a gás, cada uma que com sua vez contribuiu com meios de produzir esta luz e permitiu algum grau de efeito.

A eletricidade chega, e com ela novas idéias, sem a iluminação nada pode ser visto, é o primeiro dos estímulos da mente humana, e o homem tornou-se sensível às suas nuances.
Por séculos, são escritas nos espetáculos a luz que o homem tem conhecido em suas vidas; agora esta luz pode ser “manipulada“ no palco. Seu efeito visual e emocional pode ser usado para acompanhar e influenciar a atuação, como a evolução da técnica mostra, é sem limite.
 
A luz elétrica veio proporcionar melhores condições para visibilidade e abrir novos caminhos não só para a iluminação como para o teatro em geral. Ela provocou mudanças no conceito de cenografia, figurinos, alterando completamente o aspecto visual do espetáculo.
 
Com o objetivo de otimizar ainda mais a iluminação cênica, novos aparelhos dotados de lentes e lâmpadas especiais foram surgindo, em conseqüência disto muitas vantagens como; a focagem, lentes de abertura do foco, direcionamento preciso, regulagem de posição fixa ou móvel e em todas as direções que facilitava cobrir o objeto de cena e artistas de qualquer ângulo e suporte para filtros coloridos.
 
Outro assunto importante, é que quando nos remetemos a luz cênica, ou luz de teatro, pensamos primeiramente no espaço comum e já apropriado para o acontecimento de um espetáculo, mas essa visão tem mudado muito no último século, foi-se a época das grandiosas produção em enorme escala, existem produtores hoje em dia especializados nisso, mas é um nicho muito pequeno quando comparado com outras décadas ou séculos.
 
Atualmente os cenários estão sendo invadidos pelas  projeções de alta definição, tanto em projetores mais convencionais, quanto em gigantes painéis de LED, seja num evento pequeno, ate os grandiosos shows, perceba, existe a iluminação de LED que está ganhando espaço com a finalidade de cenografia, então, pensemos mais a frente, a tendência da substituição com o uso da iluminação é muito grande, mas para isso temos que estar preparados fisicamente com conhecimentos técnicos e estudos, e psicologicamente mantendo sempre a humildade em querer aprender, pois, sempre tem alguém que sabe mais que você e poderá ensinar-lhe algo.
 
Hoje em dia temos todos os aparatos necessários para a execução precisa e perfeita de um espetáculo, moving lights para todo o porte de show e evento, lâmpadas halógenas para os mais variados refletores, lâmpadas de descarga que aliadas ao um conjunto ótico resultam uma luz prescisa, softwares 3D, o iluminador no século XXI tem que estar preparado para trabalhar das mais variadas formas possíveis, conhecer as novas tecnologias, tem a consciência que a luz deverá estar presente em qualquer local que a necessite, mas nunca se esqueça que nada vale se não tiver a ousadia de CRIAR."


Até a próxima galera.....



lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol 
lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol lol
lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol  lol



Postagens mais visitadas