Restrospectiva do mestre da Art Light: JAMES TURREL

Amigos iluminados!!!


obra no Guggenheim de Nova York

Entrevista com James Turrel em 05/07/2013, sei que passou um tempinho rsrsrs, mas este Mestre da luz, sempre á atual.

A entrevista foi gravada no Guggenhein em NY, as outras aconteceram no Los Angeles Museum of Contemporany Art e Museum of Fine Arts de Houston, três exposições ao mesmo tempo no EUA.

"A luz sabe quando estamos olhando. É a ideia de que a luz se comporta de maneira diferente quando estamos olhando para ela.
Usamos tanto a luz para iluminar outras coisas, que a coisa da luz, que parece muito simples, é algo que não temos prestado a atenção.

A luz, ela própria como revelação, é algo que aprecio.

A luz não é como o barro, que você molda com as mãos, não pode esculpir como a madeira, ou quebrar como a pedra, nem mesmo reunir com a solda.
É como se a gente fabricasse um instrumento primeiro, e você vê aqui: tenho um bom instrumento, e ai, quero tocar o instrumento e fazer uma apresentação.
Na Roden Crater, faço isso com os movimentos conhecidos de todos os planetas do sol e da lua; sei sua localização, assim eles podem tocar sua peça.

Aqui fiz isso de maneira diferente por causa manipular as lâmpadas LED com ajuda de computadores.

 Minha intenção é nos fazer pensa na luz que normalmente percebemos como estando de passagem, e passar a ideia que a luz não apenas ilumina outras coisas. Mas é uma coisa em si mesma e será vista assim. O efeito funciona o dia todo, mas é melhor a noite 

Quero dizer também que fomos criados para o crepúsculo, Quando saímos na rua, ao sol do meio dia, esprememos os olhos, as pupilas quase se fecham. Usamos óculos escuros e não fomos feitos para toda essa luz. Fomos criados para a luz da caverna, talvez, do crepúsculo.

Então esta é a luz que mais gosto de trabalhar; é quando você vê a cor em sua forma mais rica.

O que acontece quando você reduz a luz as pupilas se abrem, e quando elas se abrem o sentimento emerge do olho como um toque e, quando podemos tocar a luz de verdade e sentir a luz assim, é quando ficamos mais próximos dela.

Eu também me interesso por ver a luz como a conhecemos, não como a vemos, muitas vezes de olhos abertos.

Temos uma visão completa com os olhos fechados e nossos sonhos, às vezes, com maior lucidez, e melhor resolução do que com os olhos abertos. Esta luz não é desconhecida, só que nem sempre a vemos assim, com os olhos abertos, então, de alguma forma eu quero nos lembrar que temos este outro olhar, o olhar com olhos fechados."

Poderão ver a entrevista no site do Estadão:
  


  • Spencer Museum of Art, The University of Kansas, Lawrence, Kansas, “ James Turrell: Gard Blue,” September 14, 2013 to May 18, 2014.
  • Sprengel Museum, Hannover, Germany, January 2014. 

  • Israel Museum, Jerusalem, Israel “James Turrell: A Retrospective,” June 1 to October 19, 2014.
  • National Gallery of Australia, Canberra, Australia, “James Turrell: A Retrospective,” December 2014 to April 2015.

===============
links dados e fotos:




===============

Galera iluminada, até a próxima!

≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈

Postagens mais visitadas