5 anos de blog e muita luz!!!!

Galera iluminada,




"Pois bem, no príncipio nasceu Khaos (caos)
depois Gaia (Terra) de amplo seio, a eterna base de tudo" 
Hesíodo, Teogonia (116 e 117)


imagem link: http://mitosgregoseromanos.wordpress.com/


Na data de 03 de abril de 2009 nascia um sonho meu, escrever sobre iluminação de alguma maneira, e optei pelo blog, e hoje tenho 221 posts publicados, em torno de 108.000 visitas.

Lembro-me que na época o blog CARTILHAS DE LUZ nasceu para que pudesse guardar de alguma maneira tudo que havia estudado e investigado acerca dos mecanismos e toda a esfera da iluminação, porém, com o tempo vamos mudando os pensamentos e nos abrindo a novos rumos, e com o blog não foi diferente.

Optei por abrir o "leque" e fazer algo a mais, como comentários de filmes, livros, estudos técnicos, comentar sobre amigos e profissionais que fazem nossa profissão crescer; coloco a disposição minha coleção de "frases com luz", tento informar, dentro de minha possibilidades e conhecimento, o que está acontecendo em diversos lugares sobre a temática central deste blog, que é a iluminação - em todos os seus aspectos.

Junto a meu blog, cresci também, conquistei mais amigos profissionais, troquei muitas informações, aprendi muito com outros colegas que tem um carreira bem vasta, aprendi também com profissionais mais que tem o domínio da informática - ferramenta necessária para nossa profissão - também recebi convites para falar sobre o tema, assim conquistando e abrindo novos horizontes, demostrando a importância que o conhecimento amplo da iluminação em tudo que abrange, é importante para a investigação e criação em nosso processo, enquanto motivo inovador em novos projetos.

Houveram algumas oposições neste período, entrei em discussões em que me disseram que o que escrevo é perda de tempo, mas aprendi que nunca podemos agradar ao mundo todo, prefiro seguir meu caminho e manter minha alma - luz - jovem e instigadora em conquistar mais universos do conhecimento e passar o que aprendo, aprendendo junto com todos que acessam meu blog e também querem aprender um pouco mais.

Não posso esquecer também de pessoas que incentivaram-me em todo este tempo, cada uma delas sabe quem são, e principalmente você que está lendo agora este texto e repensando um pouco sobre a arte de iluminar FAZ PARTE DESSAS PESSOAS ILUMINADA, agradeço aos amigos que não estão mais em nosso plano, hoje em dia já são "luz" em sua mais pura essência.

E para terminar, reescrevo aqui meu primeiro post, sobre o mito de Gaia, mito grego sobre a criação do universo:

=====================

GAIA, o mito.....

Inicio meu blog com o mito da criação do mundo pelos gregos, contado através das belas palavras de Hesíodo, em sua poesia Teogonia:

"Pois bem, no príncipio nasceu Khaos (caos); depois Gaia (Terra) de amplo seio, a eterna base de tudo" - Hesíodo, Teogonia (116 e 117)

Quero já manisfestar-me a não apologia a nenhum e qualquer pensamento religioso, somente usar essas belas palavras para poder comentar de maneira mais poética a importância da luz desde tempos remotos.

Conta a história, que Hesíodo estava com seu rebanho, começou a ouvir cantos sublimes, vozes suaves, chamando-o pelo nome e dizendo que por ordem de Zeus, seria um poeta. Essas vozes eram das Musas, filhas de Zeus, que do Olimpo o chamavam, ensinando-lhe a poesia revelando o conhecimento das origens dos Deuses.

Recentemente discuti sobre a poética da luz... sim é poesia também; a sua presença remete a algum sentimento, cria narrativa, intimando-lhe; cria paixões, beleza e ódio; cria cenários, alucinações, efeitos; envelhece, embeleza, destrói! Requisitos encontrados na poesia. Pode ser clássica, romântica, subjetiva, análoga, concreta.

Quero que comecem a perceber quanto foi importante a luz desde o começo do mundo, sabemos que na maioria das religiões, a luz surgiu da escuridão, no caso dito o Kaos, em que nosso poeta busca implicitamente demonstrar que tudo tem uma origem à luz por uma figura feminia, GAIA (Terra), a mãe!

Paralelamente a isso, penso comigo, que a luz vem a "organizar como uma mãe" um espetáculo, ou quaisquer seja a manifestação artística que ela esteja presente, a mãe concebe, cuida, pari, cria, educa, ensina!

A luz surge no processo do espetáculo desde a criação, e muitas vezes ditas nas próprias palavras do textos; está presente desde um fósforo que acende uma vela, até os sistemas mais sofisticados que encontramos em nosso mundo atual.

Já que estou abordando a cultura grega, relembro que para a apresentação de suas obras, que se passavam durante o dia, era aproveitado cada ângulo de luz solar incidente sobre os atores e o coro, fazendo com que a platéia sentada ao Theatron (arquibancada, que vem do verbo grego theastai: ver, enxergar; lugar de onde se vê), ficasse vislumbrada com as comédias e tragédias que ali os entretiam, como naquela época o fogo só era usado para demonstrar de maneira cênica a noite, aproveitavam-se do mais perfeito sistema de iluminação: o SOL.

Para encerrar a primeira postagem, dizer que quando falo em luz, refiro-me a atuação dela em sinergia ao tema proposto, fazendo parte atuante do processo congnitivo do espetáculo, tornando-se parte integrante , ativa e necessária para a sua completa realização.


======
Link:
======

Abraço fraternal a todos!!!


LUZ A TODOS!!!

=========================================

Postagens mais visitadas