ADOLPHE APPIA (1/2)

....... amigos iluminados, por ser um assunto que requer mais atenção, dividirei o post em duas partes, segue a primeira parte do post sobre Appia ...........

c


ADOLPHE APPIA (1862 - 1928)

OUSADIA! É a palavra mais apropriada para falar deste artista que pensava a frente de seu tempo.

Amigos, os ares portenhos gélidos e nada cálidos, me ressaltaram a importância desse suíço que foi o primeiro a realmente dar a verdadeira importância à iluminação cênica, a deixar aquela luz que somente serviria para fazer um "geral" ao elenco e cenários pintados, dando o primeiro passo para um verdadeiro estudo da arte sobre os estudos da iluminação nas cenas, foi o primeiro a tentar estabelecer um sentido de união entre a luz, cenografia e artista, fazendo um todo, onde tudo que vemos num espaço cênico é extremamente importante.


Arquiteto e um grande teórico da luz e cenografia, percebeu logo a importância da iluminação, obedecendo formas geométricas, de maneira a incidirem sobre o espaço cênico, projetava a devida proporção de espaço dando uma dimensão mais completa ao artista em cena.


Appia fez parte de um corrente teatral chamada de simbolista, que surgiu no século XX, cujo fundamento era criar na fronteira da realidade uma nova realidade através de simbolos, quebrando o realismo em cena, fazendo com que esse novo teatro e seu espaço sofresse uma grande revolução.

A partir dessa idéia de evocar imagens cênicas, a luz tornou-se de grande importância, originava-se uma configuração espacial com sombras e volumes reais, que até então só existia nas pinturas dos dioramas e caixas cênicas, alternando o visual ao expectador levando-o a alteração quanto a noção do espaço em cima de um palco.

Mas essa contribuição em quebrar paradigmas da época, substituindo a imitação (realismo) pela sugestão (simbologia), ao expor-se à importância da unificação do espetáculo (ordenando, entrosando e articulando os elementos criando a tridimensão cênica), havia toda uma liberdade de expressão em suas criações, e como todo vanguardista, sofreu enormes pressões e manifestos de negação sobre sua obra, vindo a ter uma enorme crítica, fazendo com que nos deixasse mais obras no papel do que realmente em cena.

c

......... continua post: Adolphe Appia 2/2 ...........

Postagens mais visitadas