LIGHTING DESIGNER

Amigos iluminados!!!!

Devido a vida cheia de correria e loucuras, quanto a troca de trabalho, volta de viagem, projetos para entregar, deixei um tempo para pensarem sobre a luz, e também sobre PINA BAUSCH (postagem anterior para quem não viu), desculpa boa a minha hein... rsrsrsrsrs......

Quero voltar a um tema que ainda permeia a nossa função de iluminador, e que alguns preferem chamar de Lighting Designer.

Essa definição "Lighting Designer" já deu "pano pra manga, pro colarinho, pros botões entre amigos do ramo.... rsrsrsr", brincadeiras a parte, esse termo define o profissional que tem a luz como seu produto de matéria prima, utilizando-a de maneira habilidosa para iluminar algo ao qual é proposto.

Digo "luz" por ser um produto em definição ainda, o produto a ser analisado, antes da execução, pensando na maneira como ela será utilizada no espaço, cores, o tipo de luminosidade, o seu subjetivismo, a sua semântica, enfim, a sua essência enquanto matéria bruta a ser lapidada.

Penso que o termo "desenhador de luzes", abrange muito mais que um "fazer", agregando também à sua definição, alguém que usa essa matéria prima (luz) como ferramenta, cabendo a esse profissional em iluminação os conhecimentos sobre os recursos que a luz pode lhe oferecer; ter conhecimento técnico amplo sobre lâmpadas e seus avanços tecnológicos dentro da área, saber lidar com eletricidade, e se possível eletrônica para possíveis criações de efeitos; é um profissional ligado a detalhes e a sensibilidade visual e sua resposta psicológica nos seres humanos, bem como, sobre a a influência das cores na sociedade e etnias, descobrindo sempre suas potencialidades.

Seja qual for o termo que você use (iluminador, lighting designer, éclaragiste, entre outros) não podemos esquecer algo fundamental: que somos artistas, e tenho como convicção que o artista é uma pessoa na qual, entre muitas coisas, domina profundamente uma série de técnicas e se vale delas para realizar sua expressão.

Espero te-los esclarecidos um pouco mais sobre nossa função.

Tentarei agora enviar mais posts aqui no blog, e se tiverem sugestões me digam, que vamos nos falando sobre isso.

Abraços iluminados a todos.......




Postagens mais visitadas