"As ondas que nos mostram as cores"


LUZ... LUZ... LUZ...

Amigos, falarei nestes próximos posts sobre uma curiosidade que desde criança nos atiça a imaginação: as cores.

Não vou ensinar o que  e qual cor usar, mas sim, tentar explanar de uma maneira prática e funcional como ela funciona no campo da ILUMINAÇÃO, serão três posts com uma abordagem mais técnica, então usarei uma analogia com abordagem mais fácil seguida de uma análise mais técnica, qualquer dúvida é só me escrever que explico melhor (email: alessandroazuos@yahoo.com.br ou msn: aleteatroluz@hotmail.com) e nos falamos.

A luz é estudada há milênios, e conto um registro dos gregos sobre uma suposta teoria das cores e da luz:

"Os antigos filósofos gregos não faziam discernimento entre luz e visão. Eles não viam como duas coisas separadas: a física da luz e a nossa sensação, ou a interpretação que nosso cérebro acaba tendo dessa física (visão). Observando os olhos de cães, pessoas, etc, à noite, que estivessem próximas ao fogo, os gregos observaram que dos olhos do seres vivos saia luz. Como sabiam que a luz provém de uma fonte luminosa, e a única fonte conhecida era o fogo, concluíram que 'os seres vivos têm uma tênue chama dentro dos olhos'."

c

Acreditavam que dentro dos olhos projetavam-se raios que tateavam os objetos e retornavam aos olhos trazendo consigo informações que, ao serem interpretadas pelo cérebro, acabvam gerando a sensação visual; claro que essa idéia de "fogo nos olhos" logo caiu em desuso, após os estudos fisiologia do olho, concluiu-se que isso  seria um absurdo (ainda bem né?).

Já Aristóteles experimentou opinar, dizendo que "a luz ao bater nos objetos, retirava deles uma microscópica camada superficial de átomos que, ao serem projetados, acabavam atingindo nossos olhos, permitindo assim que víssemos o mesmo".

E o estudo da luz e cores seguiu-se pelo longo da história,  através de personagens reais como Alhazen, Kepler, Déscartes, Huygens, Hook e quando chegou a Newton, pudemos entender com experimentos mais reais a física da luz e das cores, depois vieram os contemporâneos Huygens, Maxwell, e modernistas Kirchoff, Planck, enfim, fiquem a vontade para pesquisarem sobre eles e suas teorias.

Newton foi um dos mais importantes estudiosos da manisfestação lumínica,  experimentou e percebeu  que a luz solar após atravessar por um prisma, observou que dali saiam raios coloridos, e devido a isso chamou de espectro (o latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição), então dá-se o nome dessa faixa de radiação: de espectro de cores visíveis.

velocidade da luz no vácuo = 299.792,458 km/s ~ 300.000 km/s

Para podermos entender melhor essas ondas, imaginemos uma corda em que uma  das pontas está amarrada na maçaneta de uma porta, e a outra fica em sua mão, na qual você faz um "movimento  repetido de ondas" com uma determinada frequência, surgindo amplitudes de "ondas menores e maiores" (comprimento da onda), quando trabalhamos com essa "radiação" eletromagnética no vácuo, a velocidade  que a luz viaja é de ˜ 300.000 km/s conhecida como velocidade da luz.

Juntando as peças desse quebra cabeça, temos a figura abaixo que mostra que quanto menor o comprimento da onda, maior é o número de vezes que ela se repete na unidade de tempo. Essa informação sobre o fenômeno ondulatório chama-se freqüência e a unidade é o Hertz (Hz). As cores mais quentes (vermelho ao amarelo) tem maior comprimento de onda e as mais frias (verde ao violeta), menor comprimento, cuja unidade é Nanometro (Nm) . Lembrando que a a luz é energia radiante, quanto menor o comprimento da onda maior será a freqüência e maior será a quantidade de energia.




FISICAMENTE, descobriu-se que existem três cores que não podem ser decompostas:
VERMELHO (RED), VERDE (GREEN) e AZUL (BLUE)
Também conhecidas como Cor-Luz Primária.

Após explicar isso numa aula de iniciação sobre a teoria das cores, sempre ouço: "Mas Alessandro, eu aprendi na escola que temos as cores primárias que são: AMARELA, AZUL E VERDE." - e eu tenho a resposta pronta: "Na escola aprendemos a cor QUÍMICA, tecnicamente falando é a Cor-Pigmento."

Dessas três cores básicas RGB  quando misturadas  FISICAMENTE através da luz (conhecido como  Sistema Aditivo) temos as secundárias: CIANO (CYAN), MAGENTA (MAGENT) e AMARELO (YELLOW), essas cores são as usadas QUIMICAMENTE (conhecido como Sistema Subtrativo) pelas industrias gráficas,  em nossas copiadoras caseiras, e são as que aprendemos  na escola, e por ai vai.


c

Onde quero chegar com tudo isso?

Resposta: Simples! Lembremos do arco-íris, após passar pelo fenômeno de difração, ocorrem as 7 cores, que nada mais são que uma sequência das cores acima, vejamos:

VERMELHO - LARANJA - AMARELO - VERDE - AZUL - ÍNDIGO - VIOLETA

Aqui a comprovação que a luz branca é a soma de todas as cores  ;)  ......

Tratarei mais sobre esses fenômenos óticos em outro post, por quê nos próximos falarei mais sobre as ondas em seus extremos, que provocam as radiações INFRA VERMELHO  e ULTRA VIOLETA.

Depois de todo este texto longo e técnico uma dica para descontração sobre o tema:
Não consegue lembrar a sequência das cores do arco íris? Aqui uma dica....

"Vermelho lá vai Violeta", ou seja, L.Á. V.A.I. é a sequência: Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo "


Viram como é fácil?

O meu fascínio pela luz é sobre seu fenômeno que intriga cientistas há muito tempo, e mesmo hoje em dia não há um consenso sobre sua verdadeira natureza.


Inteh galera da luz!!

c

[ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ]

Postagens mais visitadas