"Os extremos da ondas lumínicas" - parte 1/2






As ondas UV e IF

c

Duas siglas que vemos muito, mas já pararam para analisar o quanto são importantes, ou o quanto elas estão presentes em nossas vidas?

Pessoal, dedico hoje a primeira parte da postagem (de duas) para não ficar extenso como ficou o anterior sobre as cores (rsrsrsrs), e já que estamos falando de frequências, destaco neste post as ondas de alta frequência, as ondas de Ultra Violeta (tem esse nome devido as suas frequências encontrarem-se após e ultrapassam aos do Violeta).
No blog anterior falei sobre o espectro de cores visíveis, aqui retomarei como parte do assunto,  abordando os extremos dessas ondas (não mais visíveis) que nos chegam através da luz solar, lembrando que para cada uma delas temos reações bem diferentes, enquanto o Ultra Violeta (UV) reage de maneira física, pelo desbotamento do material, o Infra Vermelho (IV) tem uma reação mais química, queimando o material, por isso em iluminação de exposições temos que ser cautelosos ao tipo de peça que está sendo exposto, cada tipo de material reage através de densidades diferentes, mas as reações acontecem com o tempo em que forem expostos a qualquer um desses raios, em outro post, tratarei mais especificamente sobre luz em exposições, por enquanto uma explicação mais técnica sobre eles no meio em que vivemos.

Continuando os comentários sobre os raios Ultra Violeta, são ondas de alta frequência, cujo comprimento de onda é pequeno, compreendidos entre 400nm a 100nm, e divide-se em três categoria:

UV-A (320 a 400 nm) = mais comum entre nós, são as ondas que ativam a produção da vitamina E (que tem ação antioxidante em nosso organismo); estão presentes em aparelhos de bronzeamento artificial.

cama de bronzeamento artificial

UV-B (280 a 320 nm) = emite ondas que são usadas para reconhecimento de dinheiro falso, e também para os efeitos de luz negra em teatro.

 foto numa exposição com "luz negra"

UV-C (100 a 280nm) = essa faixa da radiação é totalmente absorvido na atmosfera terrestre pelo Ozônio, e por isto não é de maior importância para medidas feitas da superfície da Terra.
Temos lâmpadas especiais que tem como finalidade auxiliar processos de limpeza bacterização, usados como persticidas para seres bacteriológicos; é encontrado em aparelhos com possui esse sistema de filtragem da água; também em muitas lavouras; em laboratórios que requerem o máximo de tratamento e higienização de materiais cirurgicos.

 purificador de água com sistema UV


CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE OS UV:

Recemente a luz UV foi usada para detectar pessoas que tinham "rastros" do virus H1-N1:

"Funcionários de um posto de saúde da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, utilizaram uma luz ultravioleta para mostrar como seriam os restos do vírus H1N1, que causa a gripe suína, nas mãos das pessoas. Segundo os especialistas, esta seria uma das múltiplas provas realizadas para saber se uma pessoa está infectada pela doença." - http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3958369-EI8147,00-Luz+especial+mostra+restos+do+virus+HN+em+maos+de+pacientes.html

Mesmo os raios UV A e UV B, deve-se evitar ao máximo a exagerada exposição a esses raios, é interessante citar que nossos olhos não enxergam essas radiações, mas nossa pele as sentem; a penetração nos materiais, crescem a medida em que as frequências aumentam, na sequência desses raios temos o Raios X, e os Raios Gama que formam as partículas atômicas (que dispensam comentários), isso acontece por que quanto maior a frequência das ondas, menor será seu cumprimento, obtendo mais energia para alcançar o objetivo (lembrem do exemplo da corda amarrada na maçaneta da porta), a sequência o gráfico de ondas e algumas palavras sobre a potência delas:


c

A POTÊNCIA DESSAS ONDAS

Já falamos que quanto menor a onda é maior a quantidade de energia que ela carrega. Assim, uma onda de raio ultravioleta possui mais energia do que qualquer onda na porção do visível ou de comprimentos mais longos. 

Dessa maneira, comparativamente, os raios ultravioleta possuem grande quantidade de energia em relação aos demais raios, são capazaes de penetrar barreiras, como por exemplo nossa pele, sendo capazes de danificar o DNA das células, resultando mutações nos genes, podendo matar seres unicelulares, por isso seu uso em laboratórios e purificadores de água.

 Quantidade de energia (do inglês carried energy) presente nos diferentes comprimentos de onda. 
Em azul, está cirulado os raios ultravioleta.


CAMADA DE OZÔNIO (O3)



A camada de Ozônio tem a função de envolver a Terra de forma gasosa, criando uma capa protetora, evitando ultrapassar as radiações provenientes do Sol e oturas estrelas do sistema solar, e principalmente dos raios UV, principais causadores de câncer de pele.


Amigos, aqui a segunda parte falando sobre as ondas, no próximo post a terceira e ultima parte sobre os raios Infra Vermelhos( IF), e em breve colocarei minha entevista cedida a Wilma Santillán, quando estive na Argentina estudando com Maurício Rinaldi, e também meu artigo na revista LUZ E CENA, aguardem!!!


Sejam todos "iluminados"...


:)      :)     :)      :)     :)     :)      :)       :)        :)


Postagens mais visitadas