"Os extremos da ondas lumínicas" - parte 2/2

RAIOS INFRA VERMELHOS (IV)

Galera iluminada, vamos para sequência das ondas lumínicas, agora falaremos sobre os raios Infravermelho (IV).

Eles estão mais próximos de nós o quanto imaginamos, quando acendemos um fogo ou um cigarro, ou mesmo quando um iluminador está afinando um refletor e o material esquenta, pronto, ali estão as ondas do Infravermelho (são ondas que estão abaixo das ondas da cor Vermelha), ao contrário dos raios UV, são ondas longas e com pouca energia, não são capazes de atravessar barreiras, agem fisicamente onde atuam (pelo calor) e nem são visíveis aos olhos humanos.




c

Os raios infravermelhos desempenham uma função muito importante na natureza, são os responsáveis pela troca de energia térmica através do vazio, que caso não existissem, teríamos uma mesma temperatura, sem alteração nenhuma por tempo indefinido; é fato que o corpo mais quente cede energia ao corpo mais frio, por meio de radiação para compensar e atingir o mesmo grau e manter esse equilíbrio, vemos esse acontecimento na natureza com as estações do ano, enquanto o Sol emite mais radiações em outros locais do planeta e em outro menos.

Na faixa de radiações do infravermelho distinguem-se três regiões e sua subdivisão, não muito precisa, baseia-se na facilidade em produzir e observar essas três modalidades do infravermelho, o que depende de seu comprimento de onda:
Infravermelho próximo  (0,7 a 1,5 micrômetros): possui as mesmas propriedades da luz visível, com a diferença de que não é percebido pela vista. Pode ser produzido por qualquer fonte luminosa e ser estudado com os mesmos detectores (chapa fotográdicas, fotocélulas, etc)

Infravermelho médio (1,5 a 10 micrômetros): requer, para ser produzido, técnicas mais refinadas.

Infravermelho longiquo (10 a 1000 micrômetros): esta faixa necessita de instrumentos especiais.

CURIOSIDADES E MITOS DO INFRAVERMELHO

Sua descoberta

 A sua descoberta deve-se ao astrônomo inglês William Herschel, que em 1800 colocou um termômetro de mercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal (já falei sobre isso em post anterior), e com a finalidade de medir o calor emitido por cada cor, percebeu que o calor mais forte  próximo ao vermelho do expectro e como não havia mais luz, deduziu-se que os raios de calor não são vistos mas sim captados e sentidos.

 Aplicações do IV

- Em nossas casas essa radiação está presente nos aparelhos de aquecimento de ambientes, cozinhar alimento (microondas), quando passamos roupa, na lâmpadas incandescentes e halógenas.

- No entretenimento, o controles remotos atuam nesta área, preferíveis para pequenas distâncias, pois não sofrem interferências das ondas de rádio e nem outras ondas.

- Na medicina é usada intensamente para fins terapeuticos, em clínicas de massagens e fisioterapias, é interessante citar que nos tratamentos com radiação IV, a sua energia é absorvida pela pele e espalhada através da circulação do sangue.

- Em sistemas de segurança o seu uso é bem contínuo também, existem aparelhos que detectam as radições infravermelhas, isso por que quando detectada tal radiação é gerado um impulso elétrico no controle, na prática vemos isto nos elevadores que somente fecham após não "perceberem" mais nenhuma pessoa dentro dos limites da deteccão da onda; outro exemplo são as campainhas eletrônicas quando avisam que chegou alguém no estabelecimento.

- Para a fotografia, o uso do IV é muito especial, os filmes 35mm tem uma fragilidade e tornam-se sensíveis a essa radiação, criando um processo químico em que aparecem as cores nas fotos.



- Na meteorologia os satélites fotografam a Terra, e conseguem ver a "energia" em que está o nosso planeta.



- Também são utilizados para ver no escuro, alguns animais já possuem este dispositivo naturalmente como as raposas, os gatos, as cobras. Caso o olho humano fosse capaz de "ver" essa radiação, não haveria a necessidade de iluminação artificial, pois tudo seria brilhante durante o dia ou a noite, os seres vivos destacariam por serem quentes, dificil seria descobrir os objetos frios dentro de um congelador..  rsrsrs..



Aqui deixo mais essa curiosidade a vocês queridos amigos e iluminados.

Forte abraço a todos... e usem protetor solar (não colocarei o clipe do filtro solar aqui não, fiquem despreocupados, não sou tão piegas assim ;P)

c

*******************************************************

Postagens mais visitadas