"Quando a falta de sono é trocada pela inspiração"

Caros iluminados!!!

Hoje falarei um pouco sobre a "inspiração de iluminar", comentarei apenas uma cena que iluminei recentemente, e gostei do resultado!  rsrsrsr

Ao ser indagado de como iluminar um espetáculo, eu sempre respondo: "Perceberem a luz em toda a sua volta, e principalmente na natureza".

A luz natural nos brinda com inúmeras texturas, brilho, tons e cores, o Sol faz um giro em torno do planeta, do qual estudamos os ângulos da incidência de sua luz, as estações do ano, os efeitos solares e lunares, sempre tento aguçar no ouvinte essa curiosidade e a percepção de tudo que ocorre em nossa volta.

Acho que por isso amo demais minha profissão, e para mim é quase impossível, estar em qualquer situação ou ambiente que seja, e não notar a luz do local em que estou... huahuahau..... será que sou mais um "workaholic" e louco??

Bem, mas vamos para uma cena que escolhi, e da qual fiz questão de tirar a foto do ângulo que seria uma visualização melhor,e comento como é juntar a inspiração com a técnica.

Na foto abaixo, um ângulo da cena em que o público não via, tirei somente para mostrar o "desenho com gobo", segue a explicação abaixo.

photo by Alessandro Azuos (portfolio pessoal)

As fotos acima são do espetáculo "Brasil S/A" escrita por Antonio Ermírio de Moraes, dirigida por Abílio Guedes com a Cia. CPFL de Teatro, na foto a atriz Inês Travaglini; toda a acão do espetáculo se passa numa família de classe média alta, e nessa cena ela acabou de discutir com o marido, está sentindo-se sozinha, e por sugestão do diretor de não haver cenários mas somente elementos que compusessem a ação, eu criei um ambiente de uma "suposta biblioteca", a cena proposta pela direção é que a personagem Rosa está numa cena intimista, tendo como som de fundo "sua própria voz já gravada, ou seja, a sua consciência".

photo by Alessandro Azuos (portfolio pessoal)

Na foto acima, é o ângulo em que o público assiste a cena.
E para a inspiração além da primeira análise técnica sobre a cena, já descrita acima, agora começo a pensar como fazê-la e o que utilizar?

Para amigos que convivem sabem que existem períodos que sou um workaholic, tenho insônia, e em uma dessas madrugadas acordado, percebi entrando pela minha janela naquela noite um "tom" diferente do luar, o céu estava muito limpo, era verão, umas 3 da manhã, e o chão de meu apartamento (12o. andar) é claro, e vi a "claridade da luz solar entrando por parte da janela aberta", naquele momento fixei "aquela fotografia em minha mente" e surgiu a inspiração para a iluminar a cena acima.

Pronto! Parece fácil e já achei a luz que gostaria!! Ainda não, agora penso como trazer "aquela fotografia em minha mente" para a realidade técnica de um teatro:
  1. primeira e única informação precisa que tinha, era de que seria feita por um projetor elipisoidal, devido a prescisão de foco e por utilizar gobo; 
  2. segunda informação seria o melhor ângulo, então decidi colocar a uns 40 graus em relação a atriz na cena (que ocorria a esquerda/fundo palco), sempre em sua lateral direita, de maneira que pudesse incidir em sua roupa branca e parte do desenho/textura do gobo aparecesse no chão, roupa e mesa também, e o público possa enxergar de qualquer local que se acomodasse;
  3. nessa terceira fase já é possível pensar na luz frontal dela, que para não perder o efeito da luz contra, criei um contraste da luz incidente diminuindo a sua luminosidade frontal, do qual fiz uso de um Fresnel de 1000W, por isso está um pouco amarelado;
  4. por último foi decidir o filtro que usaria no contra, fiz teste com três filtros bem frios, e o que mais gostei foi o Rosco 377 (Cornflower), ficou um resultado bem interessante e diferente, não costumo usar filtros comuns, sempre busco novas cores nos catálogos que tenho, a cada nova produção assinada.
Para iluminar esse espetáculo em particular, tive que ser muito minucioso, a composição visual foi extremamente importante, por que não haviam cenários, somentes elementos e objetos compondo a cena, os figurinos das personagens femininas tinham muito brilho, os homens sempre usando cores discretas e escuras, muitos ambientes com que a luz ajudou a contracenar, através do uso de gobos, cores e ângulos específicos, mas hoje so falei somente de uma das cenas, e deixo aqui a curiosidade para pensarem um pouco como iluminei todo o espetáculo!

Tenham dias iluminados!!

Inteh  :P  .....


,',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',',','


Postagens mais visitadas