"LED em arquitetura antiga"

Amigos...

c

Divido mais um pouco do uso da tecnologia, e mostrando que idéias novas podem ser conciliadas com o que já existe, desde que se use o conhecimento, bom gosto e principalmente a adequação ao que está sendo iluminado.

Abaixo a Basílica Sé Catedral de N. Sra. da Assunção na cidade de Évora, em Portugal, uma igreja do que teve início de sua construção ainda no século XIII, e vemos a mistura da arte românica e gótica, fi no período de transição, sofrendo interferências na era medieval também.

Abaixo foto da Catedral de Évora vista lateral, nota-se claramente a marca de diversas era em sua arquitetura:

vista lateral da Catedral Sé em Évora - Portugal

Abaixo segue a frente da Catedral, com torres construídas no período medieval, e as estátuas de apóstolos do século XIV, em breve já comento o destaque em vermelho, mas antes deêm uma olhada em toda a arquitetura, que é belíssima e grandiosa:

vista frontal Catedral da Sé em Évora - Portugal

Detalhes mais próximos, já podendo ver o granito de sua formação, e existe um revestimento feito devido a deteriorização do tempo:


vista frontal da Catedral Sé em Évora - Portugal com detalhe as imagens 

Na sequência podemos notar a presença de "pequenos canos" acima das estátuas, e quando os vi já pensei em tirar as fotos para comentá-las por aqui:

vista frontal da Catedral Sé em Évora - Portugal, além da mistura do paganismo, 
percebam o detalhe do "refletor" acima deles

Esses "pequenos canos" são LEDs que iluminam as estátuas, percebam a discrição com que a fonte luz atua sobre a arquitetura, achei isso extremamente interessante para estar mostrando aqui, em muitos casos o mostrar e assumir tornasse discreto, dai a importância de um lighting designer conhecer a estética visual:

vista frontal da Catedral Sé em Évora - Portugal, 
refletores de LED destacando a belíssima arquitetura da principal igreja da cidade medieval do alentejo

Algo que sempre falo e meus amigos mais próximos sabem, eles riem muito de mim, chego nos locais e percebo a luz ambiente... uahuahuha... já tive problemas grandes por isso, aprendi também com o tempo a falar isso nos momentos certos, então não importa se você está numa cidade como Évora, ou numa megalópole como New York City, você pode desenvolver essa "sensibilidade" de percepção da luz em qualquer lugar que seja, as vezes tudo isso está tão próximo de nós e nem a percebemos; nunca deixe passar em branco uma sensação e um conhecimento que futuramente você poderá usar em algum espetáculo, ou outra manifestação lumínica que você venha a atuar.

Perceba a luz em todos os lugares e sempre aprenda com TUDO e principalmente com TODOS.

Luz a todos, aki de Ouro Preto!!!!!

c

" ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " ' " '

Postagens mais visitadas