EQUIPAMENTOS: Lâmpadas e suas grandezas - 01/05




Amigos.....

c


Inicio aqui uma série de dicas sobre equipamentos, aos poucos irei inserir informações mais técnicas sobre refletores, consoles (mesas de controle), cabos e pinos, mapas de iluminação e visualizadores 3D, dicas de segurança, organização e limpeza dos materiais,  e hoje comento sobre as lâmpadas.

Dividirei essa primeira abordagem sobre lâmpadas em quatro partes, pois é um assunto muito importante para nós iluminadores e são elas que emitem nossa matéria prima: A LUZ ; neste primeiro post abro falo sobre suas grandezas, tentarei ser direto ao assunto e detalhista... quem me conhece sabe que sou "enrolador"  huahuaha......

Vamos lá então!!!

Sempre que coloco em questão a abordagem sobre as lâmpadas elétricas, a comparo ao surgimento da fala, escrita e ao fogo, e questiono a importância de sua criação como um fator essencial e importante em nossas vidas, tanto no que diz respeito a nossa melhor convivência com o meio em que vivemos (já que nos possibilitou estender um pouco o prazo do dia de maneira artificial e também nos deu o entretenimento através da televisão e cinema), bem como uma segurança  maior que a luz de velas, tochas ou o gás; para nós iluminadores, temos a possibilidade de controlar sua luminosidade nos espetáculos, dando-nos uma praticidade e liberdade inesgotável no processo de criação da luz.


GRANDEZAS FOTOMÉTRICAS

Fluxo Radiante e Fluxo Luminoso
Esse conceito é de grande importância para os estudos de iluminação. Ele representa uma potência luminosa emitida por uma fonte luminosa por segundo, em todas as direções, sob a forma de luz. Sua unidade é o lúmen (lm). Em uma analogia com a hidráulica, seria como um chafariz esférico, dotado de inúmeros furos na sua superfície. Os raios luminosos corresponderiam aos esguichos de água dirigidos a todos as direções e decorrentes destes furos.

Iluminância
Por definição podemos dizer que a iluminância é o fluxo luminoso (lúmem) incidente numa superfície por unidade de área (m2). Sua unidade é o lux.
Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro. Como o fluxo luminoso não é distribuído uniformemente, a iluminância não será a mesma em todos os pontos da área em questão.


Luminância (Brilho ou Brilhância)
A unidade da luminância é a candela /m2 o seu símbolo é L.
Luminância é a sensação de claridade ou, em outras palavras, é a Intensidade Luminosa que emana de uma superfície, pela sua superfície aparente, o reflexo.


 
Eficiência Luminosa
Podemos chamar de eficiência luminosa que é o quociente entre o fluxo emitido em lúmens pela potência consumida em Watts. Em outras palavras, esta grandeza retrata a quantidade de “luz” que uma fonte luminosa pode produzir a partir de uma potência elétrica de 1 Watt. Quanto maior o valor de eficiência luminosa de uma determinada lâmpada, maior será a quantidade de luz produzida com o mesmo consumo.
As lâmpadas se diferenciam entre si não só pelos diferentes Fluxos Luminosos que elas irradiam, mas também pelas diferentes potências que consomem.
Para poder compará-las, é necessário que se saiba quantos lumens são gerados por watt absorvido.



Temperatura de cor
É a grandeza que expressa a aparência de cor da luz, sendo uma unidade Kelvin (K), quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca é a cor da luz. A “luz quente” é a que tem temperatura de cor baixa 3000K ou menos. A “luz fria”, ao contrário, tem aparência azul violeta, com temperatura de cor elevada de 6000K ou mais. A “luz branca natural” emitida pelo Sol em céu aberto ao meio dia, tem temperatura de cor em 5800K.



Índice de reprodução de cor (IRC)
É a medida de correspondência entre a cor real de um objeto e sua aparência diante de uma determinada fonte de luz. A luz artificial, como regra, deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente, ou o mais próximo possível da luz natural do dia (luz do sol). Lâmpadas com índice de 100% apresentam as cores com total fidelidade e precisão. Quanto mais baixo o índice, mais deficiente é a reprodução de cores. Os índices variam conforme a natureza da luz e são indicados de acordo com o uso de cada ambiente.
Por exemplo, utilizamos lâmpadas halógenas em teatro, não somente pelo fato de ser controlada por um dimmer, mas sim pela reprodução de cor que eles emitem, reproduz uma cor natural da matéria em que incide e da "uma cor" a nossa pele; podemos utilizar lâmpadas incandescentes também, mas seu IRC é com temperatura de cor mais elevada, afeta todas as cores incidentes em cena.



c


Galera iluminada, espero que este primeiro post gere "iluminância" de alguma maneira sobre o conhecimento da luz.

Até a próxima com lâmpads incandescentes e halógenas.

*   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *
 *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *
*   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *
 *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *
 

Postagens mais visitadas