EQUIPAMENTOS: Lâmpadas Fluorescentes 03/05

Falem grandes iluminados!!!!

Abro o post com uma frase de luz:

"A luz e seu uso dependem de conhecimento técnico, 
bom gosto e sensibilidade de cada um."
Mauri Luiz da Silva

Acabei de ler esta fantástica frase, cujo autor escreveu um livro especializado em lâmpadas "Luz, Lâmpadas e iluminação", já comentei sobre este livro aqui no blog (http://alessandroazuos.blogspot.com/2010/07/estante-de-luz-luz-lampadas-iluminacao.html) é um livro que vale a pena ter em nossa estante!

c


Vamos ao post!!!

Dando continuidade as lâmpdas, hoje abordarei as lâmpadas FLUORESCENTES, ao contrário das incandescentes e halógenas, a fluorescentes são muito mais econômicas, isso deve-se ao fato de toda a composição física e química ao qual ocorre em seu bulbo, ser muito diferente das anteriores.

Essa lâmpada funciona com um sistema que chamamos de baixa pressão, assim que se acende perceba que em muitas ocorre um flick - pisca (antigamente usava-se um starter); para nós que temos um pouco mais de 30 anos, lembramos que acendiamos essas luzes, piscavam para depois acenderem, hoje em dia os diversos modelos desse tipo de lâmpada, conta com um "balastro eletrônico", que permite uma descarga mais rápida, tendo sua tensão controlada, sem haver esses piscas durante todo o seu acendimento e permanência no período de funcionamento.

Dentro da família de fluorescentes, encontramos dois tipos: as tubulares e as compactas, ambos tem o mesmo príncipio de funcionamento:
- existem dois eletrodos em cada uma das extremidades, do qual "lançam" átomos de Mercúrio de um lado para o outro;
- esses átomos de Mercúrio em contato com o gás interno, ocorre o processo de excitação desses átomos, liberando elétrons (lembram-se que no post anterior comentei sobre a descarga do arco voltaico? É o mesmo princípio de eletromagnetismo, porém, com outro material);
- esses elétrons liberados provocam a luz ultra-violeta, que ao passar pelo bulbo (vidro) que contém um material fosforescente, é gerada a luz.

Na sequência duas fotos sobre o funcionamento do seu sistema:














Percebam que a luminosidade é mais branca que da lâmpada incandescente, tem a temperatura de cor mais "fria" (veja o post 1/4), geralmente em 6000K, são compactas, de fácil manuseio, hoje em dia tem o custo mais acessível devido a sua economia de energia.

No início abri o post com uma frase, e agora a explico:

"Muitos me perguntam se podemos usar as lâmpadas fluorescentes em teatro, claro que podemos; mas precisamos saber que ela é uma lâmpada que tem uma luminância muito dispersa, não é possível focá-la, então é um tipo de lâmpada que não poderá ser usada a longa distância, salvo esse tópico se existirem várias no mesmo ambiente, mas que poderão ser substituídas por outras mais potentes e de longo alcance e com durabilidade mais prolongada.
Em teatro são usadas para iluminar cenários, criar um clima diferente; em meus trabalhos num centro cultural aqui em Campinas/SP, recebi uma peça sobre Andy Warrol, em que montavam um sistema dessas lâmpdas coloridas, e que eram reforçadas por lâmpadas halógenas em refletores PC e Fresnel de 1000W."

c


No próximo post, a última parte sobre lâmpadas (está post tá virando um épico huahauhuaha)

Inteh.....

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_

Postagens mais visitadas