HISTÓRIAS À LUZ DE VELAS: "Natal - parte 1/3"

Galera iluminada ... blz?

" PAPAI NOEL BRASILEIRO  :D "

Retomo, depois de tempos, o post "Histórias à luz de velas", no qual sempre propus contar historinhas e curiosidades da humanidade em torno da matéria da iluminação e experiências particulares sobre seu uso no dia a dia.

Todos sabem que amo história da humanidade e as manifestações que o seu desenvolvimento nos trouxe através das eras, e sua influência nas mais diversas áreas: matemática, física, ciência, religião, arte, e por ai vai......

Bem, hoje falo um pouco sobre o surgimento do natal, já que remetemos a uma época onde as luzes tomam conta do mundo todo, é uma época maravilhosa para todos nós, reencontros familiares, auto avaliações, época em que repensamos no próximo (que penso em fazer isso o ano todo)......

Esse post será dividido em três etapas, a duas primeira uma explicação mais científica do surgimento da data, fontes históricas, e no terceiro falarei um pouco sobre seu simbolismo e rituais pelo mundo.

A escolha da data não se deve ao acaso para a celebração do nascimento de Cristo, está diretamente ligada a natureza e suas manifestações, é a época em que ocorrem os solstícios de inverno (hemisfério norte) e verão (hemisfério sul).

"Solstício vem do latim solstitiu. Época em que o sol passa pela sua maior declinação boreal ou austral, e durante a qual cessa de afastar-se do equador. Os solstícios situam-se, respectivamente, nos dias 22 ou 23 de junho para a maior declinação boreal, e nos dias 22 ou 23 de dezembro para a maior declinação austral do sol. "

Após o Sol realizar sua "viagem" elíptica em volta da Terra, está mais longe do norte, chega ao máximo de seu distanciamento, e nessa ocasião esses povos primitivos sabiam que o Sol retornaria, fazendo sua regressão do ciclo, recomeça de volta sua rota ao hemisfério Norte do planeta; então temos aqui a primeira simbologia do Sol como a volta, assim como Cristo veio ao mundo, designado como filho Deus, que conforme as tradições e escrituras sagradas da Bíblia, retornou ao mundo para salvar seu povo; dessas festas surgiram grande parte das tradições que mantemos até hoje no Natal.

Outra coincidência é o equinócio da Primavera no hemisfério norte, que ocorre quando estão amadurecendo as uvas e o trigo, simbolos riquíssimos da cultura cristã, é um período em que ocorre a morte (colheita), com o ess retorno do Sol são replantados os alimentos que depois florescem para serem colhidos na primavera, ou seja, para depois ressuscitar (plantação e nova safra de alimentos), é o período que coincide com a semana santa; período muito importante na vida cristã, com a ressucitação de Cristo.

É bem verdade que podemos afirmar que essa festa de Natal, surgiu muito antes de Cristo vir à Terra, era uma atividade pagã (eram considerados pagãos todos os que não eram batizados pela igreja católica e rituais de adoração a outras divindades que não fossem as estabelecidas pelo pensamento cristão); era o período em que predominava junto aos povos antigos a adoração ao deus Sol, como Rá entre os egípcios, Shamash entre os assírios, povo nórdico como celtas e gauleses o próprio Deus Sol, os persas chamavam o Sol de Deus Agni, e por ai seguem outras culturas orientais, que cultuavam a natureza, afim de estabelecer um vínculo dos homens entre o divino e sagrado, em agradecimento a tudo que a natureza oferecia a sua sobrevivência na Terra.

Para sua curiosidade, contam alguns historiadores que diversos cultos queimavam na noite de 24 de dezembro, esse deus esculpido em madeira, depois de outro já ter sido colocado em seu lugar.


**********


Cotinua no próximo post, sobre a sociedade grega, o Concílio de Nicéia, outras manifestações que levaram a estabeler a data de 25 de dezembro, como nascimento de Jesus Cristo.


Bjs a todos e tenham um ótimo domingo de Natal!!



Postagens mais visitadas