HISTÓRIAS À LUZ DE VELAS: "Natal - parte 2/3"

continuação do post: HISTÓRIAS À LUZ DE VELAS: "Natal - parte 2/3"


**********

Remetemos agora à sociedade  romana, que mantinha em suas tradições as celebrações neste período do ano com o nome de "Saturnália" (do latim saturnale, indica o deus Saturno ou as festas em sua honra, é o Deus da agricultura - enetnde-se aqui como FERTILIDADE - e "Cronos para os gregos"), eram festejos dedicados a deus Sol,  em latim era chamada "Nataalis Solis Invicti", traduzido ao pé da letra: Nascimento do sol invencível (percebam o nome que leva a data comemorada em 25 de dezembro).

Bem, agora vamos a data em que comemoramos o nascimento de Cristo, segundo evangelhos de São Marcos e São Mateus, cosnta que ele nasceu no período da primavera, visto que, nesta data em que comemoramos, e como foi dito acima, é inverno rigoroso, e na região é impossível que os pastores deixassem seus rebanhos soltos nos montes:

"... havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho."  (Lucas 2:8).  

Isto jamais pôde acontecer na Judéia durante o mês de dezembro: os pastores tiravam seus rebanhos dos campos em meados de outubro e [ainda mais à noite] os abrigavam para protegê-los do inverno que se aproximava, tempo frio e de muitas chuvas (Adam Clark Commentary, vol. 5, página 370). A Bíblia mesmo prova, em Cant 2:1 e Esd 10:9,13, que o inverno era época de chuvas, o que tornava impossível a permanência dos pastores com seus rebanhos durante as frígidas noite, no campo. É também pouco provável que um recenseamento fosse convocado para a época de chuvas e frio (Lucas 2:1).


Foi no Concílio de Nicéia (quem não souber o que foi essa reunião e sua importância religiosa, pesquisem na net, seria um post a parte), essa data do nascimento de Cristo, foi adaptada ao nosso calendário atual pelo papa Júlio I (337-352) quem escolheu o dia 25 de dezembro, aproveitando todas essas festas que ocorriam nesse período; analisando a escolha desta data, podemos pensar que a Igreja Cristã tinha a esperança de absorver um pouco da parte dos rituais e simbologias que até então eram aplicados nos cultos pagãos.

Em alguns lugares aonde o catolicismo não chegou, a tradição antiga sobrevive até hoje. Algumas culturas indígenas, que ainda se orientam pelo ciclo do sol e das estações, celebram, no dia 25 de dezembro, o início da volta da fertilidade sobre a Terra.

Outras informações que achei na net e "copio" aqui:

  • 'Na Palestina e no Egito a festa demorou mais tempo a ganhar raízes. São do ano de 432 os primeiros testemunhos da festa de Natal em Alexandria e é só pelos anos 634 ou 638 é que a festa de 25 de Dezembro tomou forma definitiva em Jerusalém. Consta que em Constantinopla o Natal foi instituído por volta do ano de 386. Foi João Crisóstomo, ainda diácono, quem deu a grande novidade ao povo anunciando que naquele ano se começaria a celebrar em 25 de Dezembro a festa do nascimento de Cristo. Mais tarde, no ano 425, a festa passou a fazer parte dos dias em que eram proibidos os jogos. O papa Leão I, o Grande; (440 a 461), no seu sermão 22 sobre a "Natividade do Senhor" repreendia os cristãos a "não confundirem Cristo com os sóis naturais".'


**********

Continuo o próximo post com outras curiosidades da simbologia natalina.

Bjs a todos e tenham um ótimo domingo de Natal!!

Postagens mais visitadas