"2015 será o ano da iluminação" diz ONU

Amigos iluminados, bom dia!

c


Depois de uma noite terrível de calor, venho escrever aqui uma notícia que me enviaram recentemente, e acho interessamte comunicar aqui no blog também.

No final de 2013, na 68º Assembleia Geral da Nações Unidas (ONU), mais precisamente dia 23 de dezembro, proclamaram que no ano de 2015 será o "Ano Internacional da Luz e Tecnologias da Luz".

Captura de pantalla 2014 01 14 a las 16.15.47 La ONU Proclama 2015 año internacional de la luz

Tal declaração surgiu para indenticar os estudos científicos, que junto com a UNESCO, será promovido às comunidades interessadas, intituições de ensino, plataformas tecnológicas, ONG´s e setor privado.

Segundo a revista online ILUMINET, descreve o artigo a seguir:

"A civilização não existiria sem luz, o nosso sol e de luz lasers se tornaram uma parte importante de nossas vidas, a partir de leitores de código de barras de supermercados da cirurgia do olho e das comunicações transoceânicas", diz Ahmed Zewail, Prêmio Nobel e pesquisador do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Outra nobel envolvido é John Mather, cientista da NASA, que aponta: "A luz nos dá a vida por meio da fotossíntese, permite-nos olhar para trás no tempo e ajuda a comunicar uns com os outros e, talvez, no futuro, ajudar-nos a para conhecer outras pessoas no espaço."
Outro artigo que comenta, e com críticas é da Revista, também online, da Lightecture cujo artigo argumenta
que  verificando mais detalhadamente tal documento, não é mencionado nehuma vez as palavras "lighting designer" ou mesmo "projeto de iluminação, e outras assossiações não aparecem em tal documento; aqui parte do artigo:
Acreditamos firmemente que este é um erro e que todos nós temos que fazer algo sobre isso antes que seja tarde demais e perder essa oportunidade extremamente importante.(clique aqui para ler artigo na íntetgra)
O que a Iluminet adianta sobre o "Ano Internacional da Luz" está em divido em 4 temas, por sua vez vinculados a sustentabilidade, educação e história, abaixo parte do artigo (tradução livre):
Ciência da Luz
O estudo das propriedades fundamentais da luz afetou todos os campos da ciência, tecnologia e engenharia. Desde as primeiras tentativas de entender o movimento das estrelas e dos planetas para a apreciação da importância da luz na fotossíntese, os esforços para compreender a natureza da luz nos deu ainda uma visão primitiva da origem do universo, a partir de o Big bang. Por outro lado, o espectro de tecnologias de raios - X e infravermelhos têm desde que tenham revolucionado a saúde com técnicas valiosas para o diagnóstico, o tratamento do olho e estudo das imagens. Simultaneamente a pesquisa nanológica, ótica quântica e química conduzem a novos paradigmas dentro das fronteiras científicas .

Tecnologia de Luz
Quanto à tecnologia, a luz é aplicada no campo da fotônica, que lida com dispositivos inovadores que impactam diversas áreas, como medicina, comunicações e recursos energéticos. Pulsos de luz e cabos de fibra ótica que surgiram com uma espécie de "estrutura da espinha dorsal" das comunicações globais via Internet . Dispositivos eficientes fotovoltaicos garantem a independência energética das novas gerações, e em paralelo, técnicas óticas e fotônicas  que detectam e medem o estado do ambiente e do impacto continuado da sociedade.


Luz na Natureza
Os visores de luz e cor são revelados paradigmaticamente em efeitos do sol sobre a atmosfera, as luzes do arco-íris e seus halos. Esses fenômenos expressam a beleza natural , não importa onde eles ocorrem; cristais de gelo nas miragens do Ártico no deserto, jogo de luz e sombra na floresta ou mudanças óticas na água, a iluminação é maravilhosa todos os dias em todos os cantos planeta. Fato que abre um espaço de reflexão sobre as desvantagens de iluminação artificial , que apesar de oferecer oportunidades significativas para melhorar a qualidade de vida, aumenta a incessante crescente problema da poluição luminosa.

Luz e Cultura
As atividades humanas sempre evoluiram com respeito às várias formas em que a luz afetam a cultura. Desde o desenvolvimento das regras de perspectiva e luz e sombra na pintura renascentista, de técnicas de pintura moderna das vanguardas, a luz na arte sempre foi fundamental para a entender e apreciar a nossa riqueza cultural. No contexto contemporâneo, este problema também viaja para várias formas de expressão cultural, tais como a aplicação de técnicas óticas em museologia, e o uso extensivo de tecnologias de iluminação na arte contemporânea, especialmente nas artes visuais e performativas. Tal tema forneceu uma importante ponte entre a ciência ea cultura, e que rompe as fronteiras entre esses dois campos arbitrariamente considerados como divorciado, a luz é um inspirador assunto para a arte e ciência, e é um fator capaz de promover educação nestes domínios como uma nova carreira de construção multidisciplinares.

c

Aqui no Brasil, não encontrei artigos ainda sobre o assunto, e também não vi nenhuma manifestação ainda, sei que estamos em pré Carnaval, depois vem a Copa e para (quase) finalizar o ano eleições, será um ano muito atribulado, então acredito que este assunto nem fará muito parte de nosso governo, que seriam as melhroes lideranças para organizar e fazermos parte junto a ONU, visto que, o principal objetivo desta conclusão é mostrar a real necessidade do que é a luz para nossa sobrevivência bem como sua utlização e assuntos pertinentes ligados a sustentabilidade para seu uso.

Espero que de alguma forma, haja algum tipo de manifestçaõ e nosso pais, para nós, profissionais da área de iluminação, será muito importante tais assuntos, vamos ficar aguardando.

Abaixo algumas imagens que fazem parte do processo de comunicação visual:

Captura de pantalla 2014 01 14 a las 16.04.09 La ONU Proclama 2015 año internacional de la luz


Captura de pantalla 2014 01 14 a las 16.04.23 La ONU Proclama 2015 año internacional de la luz


Captura de pantalla 2014 01 14 a las 16.04.36 La ONU Proclama 2015 año internacional de la luz


Captura de pantalla 2014 01 14 a las 16.04.50 La ONU Proclama 2015 año internacional de la luz


====================
Links estudados:
http://www.lightecture.com/unete-a-la-campana-lets-lightup2015-international-year-of-light/?utm_source=wysija&utm_medium=email&utm_campaign=lightecture3febrero

https://www.iluminet.com/2015-ano-internacional-de-la-luz/

http://www.comunicacion.amc.edu.mx/comunicados/proclama-la-onu-2015-como-ano-internacional-de-la-luz/

http://www.caltech.edu/
====================


c

Galera... até a próxima... luz a todos!!!


≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈




Postagens mais visitadas