ESTANTE DE LUZ: "A psicologia das cores" de Eva Heller

Amigos iluminados,


c
Aviso também que caso algum dos escritores que sintam-se incomodados em ver seu livro em meu blog, peço a gentileza que entrem em contato comigo, para que assim eu retire o post, minha intenção é agregar leitores e pesquisadores para a área de iluminação, divulgando os trabalhos de mestres, doutores, grandes profissionais que nos compartilham seus conhecimentos.

O livro que comento hoje é "A psicologia das cores" da alemã Eva Hellen, que nos descreve um minucioso e detalhado estudo sobre as cores e o relacionamento com nossas emoções, além de muita história da importância dela para todas as sociedades e eras passadas; um livro de cabeceira para nós iluminadores, bem como outras profissões que necessitem do conhecimento de cores em como ferramenta de trabalho.



 O livro nos remete a curiosidades de pensar por que o azul tem efeito distante e infinito? Ou então, por que o branco é a cor preferida dos minimalistas? Ou mesmo, por que o amarelo é uma cor ambigua?


Aparecem também descritos cores como Ouro e Prata, e todo o simbolismo nas culturas e pinturas renascentistas; tabelas como relação das cores e o zodíaco, notas musicais, e muito interessante numa tabela demonstra os nomes próprios mais comuns entre feminino e masculino correlacionados com as cores; é claro que por seu alemão, um dos capítulos é comentado sobre a "Teoria das cores" de Goethe, narrando fatos curiosos que acercam este livro que até hoje causa repulsa por alguns críticos de arte.

Outro assunto comentado é o famoso teste de cores sobre "o caráter", o conhecido teste de Lüscher, publicado somente em 1948 pelo psicólogo e criador do teste, o suíço Max Lüscher. 

No meio do livro são encontradas todas as figuras descritas para uma melhor compreensão visual, alías, é ricamente ilustrado nesta parte, comentando variações de tons, que deixa o livro mais atraente ainda.




imagens do site:  http://arktetonix.com.br/2013/01/promocao-sorteio-do-livro-a-psicologia-das-cores/

É um livro que também vale a pena ter em nossa Estante de Luz!!!!


=============
Links utilizados:
http://arktetonix.com.br/2013/01/promocao-sorteio-do-livro-a-psicologia-das-cores/

=============


Galera... até a próxima... luz a todos!!!



≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈≈



Postagens mais visitadas