Encontro com Nezito Reis

Amigos iluminados!!!


Desculpem a ausência, estou há algumas semanas sem escrever nada, por motivos pessoais.. rsrs... e profissionais também.

Esta semana estive no AES 2014 e Lighting Week 2014, tive o prazer de participar de diversas palestras sobre iluminação, e numa delas foi com o grande iluminador Nezito Reis.

Nezito falou sobre "Efeitos e defeitos", nos mostrou algumas fotos de seus trabalhos, comentando também sobre sua carreira de 40 anos de iluminador em teatro,desenvolvou oficinas no CPT, participou do SOS Iluminação do Projeto Adhemar Guerra (SEC-SP), foi professor da disciplina "Iluminação Cênica" na Faculdade Paulista de Artes, ja ministrou inúmeros cursos livres, oficinas, workshops e palestras na cidade de SP e interior do estado, e desde 1995 coordena a equipe de iluminação do Centro Cultural SP da Secretaria Municipal de Cutlura, onde se aposentou; atualmente ministra palestras e nos ensina muito sobre a arte de iluminar.

Logo no início da palestra, comentou sobre o que é a arte de iluminar, e nos contou que já conheceu iluminadores que quando não tem tudo que pedem, não tem a paciência de adaptar-se, e solta uma frase que concordo em tudo com o que disse:

"ENQUANTO HOUVER UM REFLETOR, EU FAREI LUZ."
Nezito Reis

Eu considero muito importante ouvir as pessoas mais experientes em nossa profissão, seja ela qual for, e com Nezito não foi diferente, você vê em seu rosto, no momento em que conversa com a plateia, a sua emoão em falar sobre a iluminação, desde sua técnica, contando histórias de suas experiências, comentado sobre outros colegas e demonstrando sua humdildade, não tendo medo de passar o que sabe e aprendeu em toda sua trajetória, nos ensinando a que caminho podemos seguir e nos instigando a estudar a investigação acerca dos assuntos sobre iluminação cênica.

Como sabem que coleciono "frases com luz", não deixarei de registrar outra fantástica frase de Nezito:

"ILUMINAR É UM ATO DE BRAVURA." 
Nezito Reis

Poderão ver um video sobre Nezito e seu trabalho no documentário "Rompendo Rumos":


foto arquivo pessoal

Para saberem mais sobre Nezito Reis, acessem sua página:  www.nezitoreis.com


======================

Luz a todos!!

=========================================================

Postagens mais visitadas