FIQUE DE OLHO!

Amigos, acho que todos vocês devem estar se perguntando: “Nossa, esse olho do Ale, o que está fazendo aqui logo que abro seu blog?”

As respostas são simples:

1o. meu olho é LINDO!!!!! hauhauhauha;
2o. é mais fácil você ver um olho azul, preto, castanho do que verde;
3o. é sobre ele que escrevo hoje!

c

Na sequência indico links no YOUTUBE, se puderem, assista-os a medida que forem aparecendo.


Garanto que a beleza do olho não está somente em sua íris (parte colorida), mas sim na complexidade de sua atuação em nosso organismo, comecemos pela mais simples que é captar as cores que nela incidem, ou seja, só vemos corpos que emitirem luz, caso contrário, teremos uma escuridão total.

“O órgão da visão é, entre os órgãos do sentido, considerado o mais importante. Para Goldman, (1964), 87% dos estímulos que chegam ao nosso cérebro vão através da visão, ficando a audição com 7%, o olfato 3%, o tato 1,5% e o paladar com 1,5%. Daí conclui-se que as nossas reações e sensações ocorrem em maior parte pelo estímulo da visão ao nosso sistema nervoso central através do cérebro.” (fonte: http://www.astrologia-esoterica.com.br/apostilas%20de%20cores.html)


Comparado a uma máquina fotográfica que somente limita-se a registrar as imagens, o olho desempenha uma função bem mais complexa. Ele tem a tarefa de enviar informações ao cérebro por meio de um código de sinais nervosos. Desses impulsos nervosos, o cérebro extrai os elementos necessários para construir uma imagem compreensível do objeto para o qual olhamos.

Explicando mais tecnicamente, a luz que vemos é captada passando pela córnea e a pupila (parte preta) encarrega-se de regular a quantidade de luz que incidirá sobre o cristalino, formando uma imagem invertida na retina.

É interessante lembrar que a pupila, comparada a maquina fotográfica, serve como o diafragma, ou seja, em locais escuros a pupila se dilata para uma maior captação de luz suficiente para formar a imagem.

Após esse processo, a retina converte essas cores em impulsos para o nervo ótico, que estimulam as células fotorreceptoras: os cones que são responsáveis para captar as cores, e os bastonetes que são acionados somente quando há pouca luminosidade.


O olho humano comparado a uma câmera:



Não entrarei aqui em detalhes de ilusão de ótica, bem como as problemas causados na visão, quero somente mostrar o funcionamento do olho, caso haja mais curiosidade indico alguns sites na sequência, e também uma reportagem lançada pela DISCOVERY CHANNEL na série "Atlas do Corpo Humano", disco 03 (2006), que explica minuciosamente o fantástico trabalho do olho humano, na "visão" de dois personagens: uma artista plástica e um cinegrafista, usando a analogia entre eles, para explicar as coincidências deste orgão, vejam:

parte 01: http://www.youtube.com/watch?v=u_Qvg4ajU6Q
parte 02: http://www.youtube.com/watch?v=3rL5s1V89Y8
parte 03: http://www.youtube.com/watch?v=SyHk96kXORo


Agora entendem melhor o por quê da paixão pelos meus olhos? :)

c

Postagens mais visitadas